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Férias em Portugal superam largamente expectativas dos turistas estrangeiros

Notas de imprensa

22.11.2010

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​A quase totalidade dos turistas dos maiores mercados emissores que visitaram Portugal durante o Verão de 2010 ficou muito satisfeita com a experiência de férias e deseja regressar de férias ao País nos próximos anos. Estas são conclusões do estudo “Satisfação de Turistas”, levado a cabo no final de Agosto para o Turismo de Portugal.

O estudo - que envolveu mais de mil turistas oriundos de Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Irlanda e Brasil - revela ainda que as expectativas da quase totalidade (99%) dos turistas corresponderam ou foram ultrapassadas aquando das suas férias em Portugal.

As praias, as paisagens, a simpatia da população e a oferta de gastronomia e vinhos são destacados como aspectos mais surpreendentes. A satisfação global com as férias em Portugal foi avaliada numa média de 8,6 pontos, numa escala de 1 a 10.

Este é o inquérito mais exaustivo dos últimos anos sobre as motivações e satisfação dos turistas que visitam Portugal para monitorizar a avaliação que ​estes fazem da oferta turística nacional. Realizaram-se 1072 entrevistas nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, de 21 a 30 de Agosto de 2010.

Os resultados serão partilhados com os empresários e agentes do sector turístico no PROTurismo - plataforma de conhecimento do Turismo de Portugal na internet ​no endereço http://proturismo.turismodeportugal.pt - estimulando assim a melhoria e desenvolvimento dos seus produtos, bem como a sua estratégia de promoção junto dos mercados. O estudo está disponível para consulta no PROTurismo através deste atalho: http://bit.ly/b6j4Lh

O estudo identificou ainda factores como o perfil demográfico dos visitantes, as fontes de informação utilizadas para escolher o destino e os factores críticos para essa escolha, os serviços turísticos utilizados ou o tempo de permanência.

Hospitalidade e segurança entre as principais motivações

Para metade dos turistas inquiridos, esta foi a primeira vez que visitaram o País. Na maioria dos casos (56%) a decisão final de vinda a Portugal foi condicionada pelo clima e paisagem, sobretudo para os turistas dos países nórdicos (alemães, holandeses e irlandeses), ao passo que o preço da viagem e a proximidade do país foram especialmente motivadores para os espanhóis.

A hospitalidade e a segurança de Portugal foram outras das principais motivações de visita.

A maior parte dos turistas (53%) ficaram hospedados em alojamento qualificado (hotéis, hotéis apartamentos e pousadas) e passaram, em média, 10,4 noites em Portugal. Entre os inquiridos, os turistas brasileiros foram os que mais tempo permaneceram em Portugal - 15,3 noites em média.

Este mercado está, aliás, a registar um fortíssimo crescimento desde o início do ano – até Agosto, as receitas aumentaram 58,2% para 199,7 milhões de euros e as dormidas aumentaram 45,2%, totalizando 533,3 mil.

Outro dos aspectos abordados foi a deslocação e a fruição dos vários recursos turísticos: um quarto dos turistas optou por visitar vários destinos regionais, preferindo circuitos pelo País e gerando assim dormidas nas várias regiões.

Durante a visita, o contacto com os serviços de transporte, as actividades de bem-estar e os serviços de saúde revelou-se acima das expectativas iniciais.

O estudo identifica Portugal como destino de muitos casais e famílias: mais de metade dos turistas inquiridos (58%) vieram acompanhados do cônjuge e 29% trouxeram crianças. Quando chega a hora de planear a viagem, a recomendação de conhecidos/amigos/familiares continuou a ser determinante, ​mas a consulta de informação sobre o destino na internet já foi o segundo aspecto que mais influenciou a vinda, referido por cerca de um terço dos inquiridos.

O inquérito foi realizado no final de um Verão e de um ano muito positivos para a actividade turística em Portugal. Até Agosto, o bom desempenho dos diversos mercados produziu um aumento de 9,6% nas receitas (para 5,06 mil milhões de euros) e de 2,1% nas dormidas (que totalizaram 26,16 milhões).

A partir de agora, o estudo “Satisfação de Turistas” passa a ser feito numa base anual e, no futuro, a análise será alargada ao conjunto dos meses anteriores e posteriores ao Verão.

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