Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Joana Vasconcelos desvenda nova criação no stand de Portugal Turismo de Portugal apresenta em Espanha o melhor da tradição e da modernidade do País

Notas de imprensa

19.01.2011

​O cruzamento entre a tradição e a modernidade marca este ano a presença de Portugal na feira internacional de turismo Fitur, que hoje arranca em Madrid. O stand do Turismo de Portugal conjuga as mais clássicas e simbólicas referências artísticas com as criações mais inovadoras e surpreendentes da arte contemporânea portuguesa, envolvidas por um tema comum: a gastronomia.

A representação de Portugal será dominada por uma peça escultórica icónica e de grande visibilidade, desenvolvida pela artista plástica Joana Vasconcelos para esta ocasião e que se tornará no grande motivo de atracção de visitantes. “Tutti-frutti”, um “gelado de cone” de quatro metros de altura construído com formas de plástico e alumínio, está a ser desvendado no primeiro dia da feira.

Em vários pontos do stand estarão também dispostas dezenas de peças da fábrica de faianças Bordallo Pinheiro, que cruzam assim as referências gastronómicas com a originalidade da melhor produção artística nacional.

O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade e o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, visitam hoje a presença nacional no certame, dando início a cinco dias de animações enogastronómicas, demonstrações de chefs portugueses e degustações de produtos no stand, dirigidas a milhares de visitantes e líderes de opinião, no âmbito do programa de divulgação nacional e internacional da gastronomia “Prove Portugal”. 

Com o Turismo de Portugal estão também em Madrid as sete Agências Regionais de Promoção Turística e 39 empresas (mais sete do que em 2010), entre as quais os principais grupos hoteleiros e de distribuição turística. Os empresários terão oportunidade de contactar os seus parceiros no novo stand de Portugal, com mil metros quadrados de área, que foi recentemente premiado no World Travel Market de Londres como o melhor para fazer negócios. 

A presença na capital espanhola será ainda aproveitada pela comitiva para impulsionar sinergias entre as actividades produtivas relacionadas com o turismo. O programa prevê, por exemplo, uma visita do Secretário de Estado do Turismo à loja da Vista Alegre Atlantis no centro de Madrid, empresa exportadora de referência na área das loiças de mesa, cutelaria e decoração.

Espanha prova inovação e qualidade gastronómica de Portugal 

A Fitur 2011 de Madrid marca a primeira apresentação do programa “Prove Portugal” junto do mercado espanhol, desta vez sob a assinatura “El Mejor Pescado del Mundo”.

Entre as iniciativas destaca-se uma sessão de divulgação com 100 bloggers espanhóis, que contactarão com a estratégia do programa e com as marcas e sabores distintivos da gastronomia portuguesa.

Na noite de amanhã, dia 20, a Embaixada de Portugal em Madrid recebe as criações do chef Bertílio Gomes, que apresentará a jornalistas, especialistas e líderes de opinião espanhóis, e também na presença do presidente da Real Academia Espanhola de Gastronomia, Rafael Ansón, o melhor que se faz na gastronomia portuguesa, aliando a modernidade das técnicas à utilização de produtos de grande qualidade.

Ao longo da feira, chefs como Bertílio Gomes (Casa da Comida, Lisboa) ou Licínio Marques (Hotel Príncipe Perfeito, Viseu) e um grupo seleccionado de jovens formandos das Escolas de Hotelaria e Turismo farão demonstrações gastronómicas acompanhadas da divulgação de produtos nacionais com provas de vinhos, azeites, queijos ou doces.

Dada a importância do produto gastronómico para a experiência do turista espanhol o Turismo de Portugal tem levado, nos últimos dois anos, o melhor da gastronomia nacional e dos seus valores aos principais acontecimentos da área em Espanha, como o Fórum Girona ou o Millésime Madrid.

Até Novembro de 2010, 1,3 milhões de hóspedes espanhóis (mais 3,3%) preferiram a oferta hoteleira nacional (em especial a mais qualificada), gerando mais de 3,1 milhões de dormidas (um crescimento de 3,4% face a 2009). Durante todo o ano de 2010 o mercado espanhol terá gerado, para a economia nacional, mais de mil milhões de euros em receitas turísticas.


  • 2011
  • Turismo de Portugal
  • Portugal
  • FITUR
  • Madrid (Espanha)
  • Inovação
  • Gastronomia
  • ARPT
  • WTM
  • Londres (Reino Unido)
  • Negócio
  • Qualidade
  • Feira
  • Escolas Turismo de Portugal
  • Dormidas
  • Economia
  • Receitas
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image