Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Nova Escola de Hotelaria e Turismo do Porto aumenta oferta formativa

Notas de imprensa

20.12.2010

​Além da recuperação de um edifício de inegável valor histórico, a nova Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, hoje inaugurada pelo Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, vai permitir um aumento substancial da capacidade formativa actual para 400 alunos em formação inicial e mil em formação contínua.

O Turismo de Portugal passa a contar com duas das Escolas de Hotelaria tecnologicamente mais avançadas da Europa, após a inauguração em 2009 da nova Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa nas instalações da antiga Machado de Castro, em Campo de Ourique, que reforçou a aposta no desenvolvimento e na qualificação dos recursos humanos do sector.

Este projecto foi desenvolvido em parceria pela Parque Escolar, empresa responsável pela concretização do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário do país, e pelo Turismo de Portugal, tendo contado com apoio do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto vai ocupar as instalações históricas da Escola Artística Soares dos Reis (localizada entre as Ruas D. João IV e Firmeza). Completamente reconstruída e remodelada, esta antiga escola do Porto vê assim o seu espólio arquitectónico dignificado por um equipamento que permitirá ao sector da Hotelaria, Restauração e Turismo um salto qualitativo e quantitativo no panorama da formação profissional.

A nova escola está dotada de 11 salas de aula, uma sala de enologia e um bar, uma sala de informática, biblioteca e mediateca, auditório multiusos com 212 lugares, self-service/cafetaria, restaurante de aplicação, sala de enologia, anfiteatro de cozinha, 16 cozinhas individuais, zona de produção com vários tipos de cozinhas, bem como hotel escola com 17 quartos.

A intervenção, da autoria do arquitecto Carlos Prata, iniciou-se em Outubro de 2009 e contou com um investimento de 8 milhões de euros.

Todas as áreas da Escola estão dotadas de avançados meios tecnológicos de apoio ao ensino e à realização das aulas práticas, permitindo a todos os alunos o acesso, a criação, a gestão e a partilha de conhecimento ao nível do que de
melhor se faz em toda a Europa.

Em breve a Escola contará também com um hotel de aplicação, uma nova valência de aprendizagem que permitirá aos alunos aperfeiçoar os seus conhecimentos e práticas em contexto real de trabalho.

O Turismo de Portugal gere, actualmente, 16 escolas de Hotelaria e Turismo em todo o país, com mais de 3000 alunos em formação.

Está em curso uma parceria das Escolas do Turismo de Portugal com a Escola Hoteleira de Lausanne que permite à rede de escolas nacional beneficiar da partilha de conhecimento, experiência e metodologia de uma das Escolas mais conceituadas a nível internacional. Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto também tiram partido deste selo de qualidade que lhes permitirá oportunidades únicas de internacionalização da sua carreira profissional.

Para o ano lectivo em curso foram também criadas novas ofertas na modalidade on job, na área de Hospitality e Recepção Hoteleira, bem como novos cursos de especialização tecnológica: Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira – Alojamento e em Gestão e Produção de Cozinha.

  • 2010
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Escolas Turismo de Portugal
  • Formação
  • Projeto
  • QREN
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image