Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Nova vaga de candidaturas a fundos comunitários para o Turismo atrai três dezenas de projectos

Notas de imprensa

25.07.2010

​​​​​​​​​​​​​​​Os empreendimentos turísticos e os projectos de animação turística lideraram as candidaturas ao concurso para Qualificação e Internacionalização das PME, lançado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e que decorreu em Maio e Junho.

Os projectos que se candidataram têm por objectivo a diversificação e eficiência energética, gestão de recursos e resíduos ou utilização de plataformas digitais no negócio pelas pequenas e médias empresas do turismo. No total, estas candidaturas envolvem um investimento de 8,6 milhões de euros.

O acesso a estes apoios permitirá às empresas modernizar as suas infra-estruturas, optimizar o seu funcionamento e posicionar-se junto dos respectivos mercados com mais e melhores meios e uma competitividade acrescida, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes e, por consequência, a oferta turística e hoteleira nacional.

Das 28 candidaturas apresentadas, nove são provêm da região Norte e oito do Algarve. O Centro registou sete candidaturas e o Alentejo quatro. Além disso, quatro projectos tiveram origem em empresas localizadas nos Pólos de Desenvolvimento Turístico: dois no Pólo do Oeste, um no Douro e um no Litoral Alentejano.

De referir ainda que metade destes projectos foi apresentada no âmbito do Pólo de Competitividade e TecnologiaTurismo 2015”. Esta estratégia de eficiência colectiva consagra o Turismo como Pólo de Competitividade e Tecnologia, ajustando as prioridades estratégicas do sector (contidas no Plano Estratégico Nacional do Turismo - aumento do peso do turismo na economia nacional, crescimento de turistas e receitas e qualificação da mão-de-obra e da oferta turística e hoteleira) às do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Promoção externa também com o apoio do QREN Para dar consistência, dimensão e projecção aos investimentos dos projectos de promoção externa, as PME do sector turístico associaram-se em torno de cada uma das respectivas Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) do continente – Porto e Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Resultado deste movimento, estas agências (com natureza público-privada e cuja única competência é a promoção externa dos destinos regionais que representam) lideraram cinco candidaturas ao Sistema de Incentivos à Qualificação de PME, na modalidade Projectos Conjuntos – Internacionalização.

A associação à respectiva ARPT permite às empresas do sector beneficiarem, nas suas acções, dos apoios à promoção externa concedidos no âmbito do QREN. Os projectos apresentados pretendem fomentar o conhecimento, prospecção e presença das PME em mercados externos e desenvolver e promover a internacionalização das marcas.

As candidaturas lideradas por estas agências representam um investimento de 7,1 milhões de euros e foram todas apresentadas no âmbito do “Pólo Turismo 2015”. Com este concurso pretende-se aumentar a produtividade e a presença activa dos agentes turísticos no mercado global, contribuindo para o aumento da competitividade das empresas e para o desenvolvimento da oferta.

Cabe ao Turismo de Portugal a análise das candidaturas, a contratação dos apoios concedidos e o acompanhamento dos projectos apoiados, sendo as verbas geridas pelo Programa Operacional Factores de Competitividade (Compete) ou por cada um dos Programas Operacionais Regionais.

Todas as informações sobre novos concursos estarão disponíveis na internet no portal do Turismo de Portugal (www.turismodeportugal.pt), onde as candidaturas poderão ser apresentadas em formulário electrónico.



  • 2010
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Candidatura
  • QREN
  • Projeto
  • Concurso
  • Financiamento
  • Turismo
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image