Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Novas escolas de Hotelaria e Turismo duplicam oferta formativa no Norte

Notas de imprensa

11.09.2009

​​​​​​​​​As novas escolas de Hotelaria e Turismo do Porto e de Santa Maria da Feira, hoje apresentadas pelo presidente do Turismo de Portugal, Luís Patrão, mais do que duplicam a capacidade formativa actual, que passa de 340 para 700 alunos por ano.

A requalificação do Parque Escolar do Turismo de Portugal no Douro Litoral reforça a aposta no desenvolvimento e na qualificação dos recursos humanos do sector.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP), criada em 1968, vai ocupar as instalações históricas da Escola Secundária Artística Soares dos Reis (localizada entre as Ruas D. João IV e Firmeza).

O projecto é desenvolvido pela Parque Escolar EPE, com uma intervenção da autoria do arquitecto Carlos Prata, e um custo previsto de 9,5 milhões de euros.

A EHTP aumenta a capacidade dos actuais 190 para 400 alunos.

A nova escola será dotada de 11 salas de aula, uma sala de enologia e um bar, duas salas de informática, Centro de Novas Oportunidades, biblioteca e mediateca, ginásio, auditório com 236 lugares, self-service/cafetaria, restaurante de aplicação, hotel escola com 16 quartos, bem como vários tipos de cozinhas.

O projecto da nova Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira (EHTSMF), uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e da autarquia, é também desenvolvido pela Parque Escolar EPE.

Da autoria da arquitecta da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Felismina Topa, a escola terá uma capacidade para 300 alunos, duplicando a actual oferta formativa de profissionais do sector.

Desenvolvida num terreno municipal, a construção, de 4500 m2, desenvolve-se em três pisos e representa um investimento superior a 6,5 milhões de euros.

A nova unidade, com abertura prevista para o ano lectivo 2010/2011, conta com duas cozinhas de produção, cozinhas individuais, anfiteatro de cozinha, self-service com capacidade para 120 pessoas, bar de aplicação, restaurante de aplicação com 50 lugares, 12 salas teóricas, um auditório, sala de
informática e biblioteca.

O Turismo de Portugal gere, actualmente, 16 escolas de Hotelaria e Turismo em todo o país, com 3000 alunos em formação.

Está também a decorrer o projecto de certificação Ecole hôtelier de Lausanne nas Escolas do Algarve, Portimão, Vila Real de Santo António, Lisboa e Setúbal e que será posteriormente implementado em todas as Escolas de Hotelaria e Turismo. O objectivo deste projecto é atribuir aos alunos um certificado da École Hoteliere de Lausanne, com selo de qualidade, que lhes permitirá oportunidade única de internacionalização da carreira profissional.

Para o ano lectivo 2009/2010, foram também criadas novas ofertas na modalidade On-the-Job, na área de Hospitality e Recepção Hoteleira, bem ​como novos cursos de especialização tecnológica: Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas, Gestão Hoteleira – Alojamento e em Gestão e Produção de Cozinha.
​​​
  • 2009
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Escolas Turismo de Portugal
  • Porto
  • Formação
  • Projeto
  • Certificação
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image