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Novo Hotel da Estrela alia qualidade e formação de excelência no coração de Lisboa

Notas de imprensa

26.10.2010

​​​​Um ano depois da sua inauguração, a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa estreia agora uma peça fundamental para a sua missão formativa no sector turístico. O Hotel da Estrela é o nov​o hotel de aplicação da Escola da capital, um estabelecimento de qualidade superior que permite aos alunos contactarem com o ambiente real de trabalho e aplicarem a excelência da sua formação no serviço aos clientes.

O hotel, hoje inaugurado pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, insere-se no projecto da nova Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, aberta em Setembro do ano passado depois de obras de requalificação do edifício da antiga Escola Industrial Machado de Castro, em Campo de Ourique. Tanto a Escola como o Hotel são projectos desenvolvidos pela Parque Escolar, EPE (construção) e pelo Turismo de Portugal. Os dois equipamentos utilizarão as instalações durante 25 anos, mediante um contrato de cedência assinado com a Parque Escolar, EPE.

No total, o novo complexo significa um investimento de cerca de 17 milhões de euros - 5,5 milhões dos quais relativos ao hotel. As instalações ocupam uma área total de 10 mil metros quadrados repartidos por três edifícios. Além de 15 salas para aulas, a Escola - com capacidade para 500 alunos - tem espaços para o ensino de técnicas de enologia e de bar, cozinhas de produção e aprendizagem, anfiteatro de cozinha, restaurante e auditório.

Agora o Hotel da Estrela (com serviço equiparado a quatro estrelas) acrescenta ao conjunto 13 quartos, seis suites, bar com capacidade para 50 pessoas e três salas de reuniões, além de um restaurante com 60 lugares aberto ao público – a “Cantina da Estrela”. A unidade, anexa à Escola de Hotelaria e Turismo, tem projecto de reabilitação da arquitecta Teresa Nunes da Ponte e projecto de interiores do arquitecto Miguel Câncio Martins.

O hotel de aplicação concretiza dois dos objectivos estratégicos de desenvolvimento do turismo em Portugal: a consolidação de uma oferta hoteleira qualificada em zonas com vocação turística e a formação e emprego de mão-de-obra de excelência.

E conta com o know-how de um grupo hoteleiro português, o Lágrimas Hotels&Emotions, que ganhou em concurso público a gestão do estabelecimento por 13 anos, integrando-o também na rede de distribuição internacional Small Luxury Hotels of The World.

O modelo pedagógico e a estrutura do hotel, estabelecidos com o apoio da Ecole Hôtelière de Lausanne, garantem um serviço de alta qualidade com orientação e supervisão de um representante das Escolas de Hotelaria e Turismo e do staff do Grupo Lágrimas e apoio do corpo docente das Escolas.

Diariamente vão trabalhar no Hotel da Estrela até três dezenas de alunos, divididos em dois turnos.

Com o Hotel da Estrela, a área de Campo de Ourique recebe a primeira unidade de qualidade superior, instalada perto de monumentos e pontos de interesse como a Mãe d’Água, as Amoreiras, o jardim e a Basílica da Estrela, o Jardim Botânico ou São Bento.

O Turismo de Portugal gere em todo o País uma rede de 16 Escolas de Hotelaria e Turismo, que acolhe mais de três mil alunos.

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