Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Novos investimentos turísticos e culturais modernizam oferta do Porto e Gaia

Notas de imprensa

25.09.2010

​​​​​​​​​​A oferta turística e de alojamento do Grande Porto está a conhecer uma transformação com a criação de seis novas unidades hoteleiras e o surgimento de espaços culturais e de restauração de qualidade. Estes investimentos encontram-se localizados, na sua maioria, na área classificada como Património da Humanidade.

Com esta aposta estratégica na qualificação do parque hoteleiro, através da criação de estabelecimentos na sua maioria de categoria superior (quatro e cinco estrelas) - de que o exemplo mais recente é o hotel The Yeatman Oporto, inaugurado este domingo em Gaia - os visitantes passam a dispor de estruturas distintivas, de grande qualidade e adequadas às exigências de alojamento do Porto e Gaia, cidades que conquistaram nos últimos anos uma nova centralidade e importância no panorama turístico europeu.

Todos estes investimentos, no valor total de 101,9 milhões de euros, vão permitir criar 339 postos de trabalho e aumentar o parque de alojamento em 1.186 novas camas. 

O incentivo atribuído ascende a 37,4 milhões de euros, entre verbas comunitárias, do Turismo de Portugal e de instituições de crédito – neste caso ao abrigo do Crédito ao Investimento no Turismo - Protocolo Bancário.

Muitos dos projectos consistem na recuperação e reutilização de espaços patrimoniais, edifícios históricos e estruturas emblemáticas, contribuindo para a revitalização urbana do Centro Histórico do Porto.

Três destas unidades já abriram entretanto ao público: o hotel Star Inn Porto (de 3 estrelas, localizado junto aos principais eixos viários da cidade, com forte componente de design e vocacionado para um segmento budget), o Hotel Teatro (hotel design de 4 estrelas, no centro histórico da cidade, inspirado no ambiente teatral) e o The Yeatman Oporto (de 5 estrelas, sobranceiro à Ribeira de Gaia – zona das caves do Vinho do Porto -, com serviços associados ao vinho, tal como um spa vínico).

Em construção estão o hotel Carris Porto Ribeira (de 4 estrelas, localizado na Praça da Ribeira, resultante da reconversão de um conjunto de edifícios existentes), o hotel Intercontinental (o primeiro estabelecimento hoteleiro desta cadeia internacional em Portugal, que resultará da recuperação e adaptação do Palácio das Cardosas, junto à Avenida dos Aliados, num empreendimento que terá a classificação de 5 estrelas) e o Inspira Flores Hotel (resultado da recuperação de um imóvel de interesse público na Rua das Flores, nas imediações da Estação de São Bento, e cuja classificação será de 4 estrelas).

Restauração e oferta cultural com investimentos qualificadores

Entretanto, resultado desta dinâmica, o Porto conta já com um novo restaurante de nível superior, próximo do Palácio da Bolsa. O DOP - Degustar e Ousar no Porto (do mesmo grupo do restaurante DOC, no Douro) localizado no edifício do Palácio das Artes, vem reforçar a oferta gastronómica da cidade, com o conceito diferenciador “show cooking” em que o cliente assiste à confecção da sua refeição.

O centro histórico da Invicta conta também, desde a segunda quinzena de Setembro, com um novo espaço cultural e de lazer, que enriquece a oferta turística da cidade. Resultante da recuperação levada a cabo no centenário Mercado Ferreira Borges, o espaço Hard Club tem zonas dedicadas a exposições, espectáculos, restauração e comércio.

Ambos os investimentos foram objecto de apoio financeiro contratado com o Turismo de Portugal no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), este último no contexto do Pólo de Competitividade e Tecnologia “Turismo 2015”, que veio alinhar as prioridades do financiamento comunitário do QREN com os objectivos de desenvolvimento do sector turístico previstos no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT).

Em curso está ainda a requalificação e dinamização dos Museus de Ciência da Universidade do Porto, obra que é apoiada pelo Turismo de Portugal no âmbito do Programa de Intervenção do Turismo e que contribui para reforçar a oferta turístico-cultural ao dispor dos visitantes do Grande Porto.

Aliás, neste domínio, o Turismo de Portugal tem incentivado nos últimos anos o surgimento de um programa diversificado e consolidado de eventos e de animação de qualidade no Grande Porto, onde se inclui o apoio dado aos programas “Verão na Casa”, da Casa da Música, e “Serralves em Festa”, da Fundação de Serralves e ao evento equestre Concurso de Saltos Internacional do Porto 5*.

Outro dos exemplos do empenho do Turismo de Portugal na excelência turística da região Norte do País reside no investimento feito na nova Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, que abrirá no início de Outubro. Resultado da recuperação na antiga Escola Artística Soares dos Reis, vai duplicar a capacidade formativa da actual Escola de Hotelaria e Turismo e dotar a oferta turística da região de recursos humanos com uma formação internacionalmente reconhecida.

Nos últimos anos, os esforços de promoção desenvolvidos com os agentes turísticos do Porto e Norte de Portugal permitiram a instalação de novas rotas aéreas no aeroporto Sá Carneiro que, entre 2007 e 2009, resultaram num ganho líquido de mais 1,13 milhões de turistas para a região e deram um impulso decisivo a destinos emergentes como o Douro.

Contributos que, no seu conjunto, qualificam fortemente o Porto, dotando a região de recursos turísticos que reforçam a sua posição como um destino de ​city-breaks fortemente competitivo no contexto europeu.​


  • 2010
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Investimento
  • QREN
  • Cultura
  • Porto
  • Gaia
  • Qualificação
  • Financiamento
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image