O Turismo de Portugal congratula-se com o prémio hoje recebido em Espanha
pela sua presença na Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur.
A distinção de Melhor Stand Internacional – a segunda em feiras mundiais no
espaço de três meses – confirma o êxito da estratégia de promoção turística.
Graças à aposta no cruzamento da modernidade e tradição artísticas com a
temática da gastronomia, o stand do Turismo de Portugal foi reconhecido entre
mais de 166 países e regiões e 10500 empresas presentes. Já em Outubro a
WTM (World Travel Market) de Londres tinha premiado a presença nacional
com o título “O Melhor Stand para Fazer Negócios”.
Na edição que decorre em Madrid até 23 de Janeiro – e que espera mais de
200 mil visitantes -, o stand é um embaixador da criação artística nacional,
reunida em torno da gastronomia. O espaço, com mil metros quadrados,
apresenta exemplos da oferta turística sofisticada e original de Portugal.
A artista plástica Joana Vasconcelos criou para esta edição uma peça de arte
contemporânea – Tutti-Frutti, um gelado de quatro metros de altura construído
em alumínio e a partir de formas de plástico que representam alimentos.
Com esta construção impactante convivem no mesmo espaço dezenas de peças da
fábrica de faianças Bordallo Pinheiro representando alimentos.
A gastronomia é o ponto onde se unem os dois universos (contemporâneo e
tradicional) e está também representada através do programa “Prove Portugal”,
de divulgação nacional e internacional da gastronomia portuguesa, cujo lema
em Espanha é “O Melhor Peixe do Mundo”.
Na capital espanhola, além das manifestações no stand (demonstrações de
cozinha e provas de produtos tradicionais), o Turismo de Portugal desenvolveu
ainda acções de comunicação da gastronomia nacional junto dos novos média
(encontro com bloggers), dos especialistas e líderes de opinião (num jantar
realizado na Embaixada de Portugal) e de divulgação de actividades produtivas
relacionadas com a gastronomia (visita à loja Vista Alegre Atlantis de Madrid).
O novo stand do Turismo de Portugal começou a representar o País nas feiras
internacionais a partir de Março passado e é mais versátil e sustentável,
permitindo surpreender e transmitir mensagens com eficiência aos públicos de
cada mercado.
Estreou-se na feira ITB de Berlim e semanas depois, na IMEX
2010 (Frankfurt), integrou a iniciativa Green Team daquele certame, graças ao
seu compromisso e contributo para a sustentabilidade ambiental.
Concebido pela empresa Multilem, o stand recorre às mais recentes
tecnologias de exibição de conteúdos e de eficiência energética, reduz os
custos associados sem diminuir a atractividade (como comprova o prémio da
Fitur) e estará presente ao longo de três anos nas três dezenas de feiras
internacionais em que o Turismo de Portugal participa por ano em cerca de 20
países.