Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Portugal premiado na maior feira de turismo do mundo

Notas de imprensa

09.11.2010

​​​​​​​​​​​​​O Turismo de Portugal conquistou hoje o prémio para o melhor pavilhão do World Travel Market (WTM), a maior feira profissional de turismo do mundo, que decorre em Londres até quinta-feira, anunciou hoje a organização do certame.

Com um espaço inédito dedicado ao programa de promoção gastronómica Prove Portugal, o pavilhão de Portugal mereceu a distinção máxima do WTM entre os 187 países e os mais de 5000 expositores que integram a edição deste ano do certame.

O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, que marcou presença na abertura da feira, congratulou-se com a atribuição deste prémio, destacando o carácter inovador que vem sendo introduzido nos stands do Turismo de Portugal nas principais feiras internacionais do sector.

“Este prémio é também o reconhecimento do trabalho que Portugal tem feito na qualificação da sua oferta turística e onde o produto `Gastronomia e Vinhos´ constitui aposta presente e futura”, realçou Bernardo Trindade.

Com uma área total de 693 m2, o stand do Turismo de Portugal no WTM está dividido em duas áreas: uma de animação e outra de exposição, que conta com a presença de 49 empresas e das sete Agências Regionais de Promoção Turística.

Mas a principal atracção deste ano está a ser um espaço privilegiado dedicado à gastronomia portuguesa e que tem como lema The Best Fish of The World. É a primeira apresentação internacional do programa Prove Portugal que pretende aproveitar o melhor da nossa gastronomia para reforçar a competitividade do país como Destino Turístico.

O espaço Taste Portugal está repleto de imagens apelativas dos pratos e produtos de excelência da nossa gastronomia. Acções de degustação e sessões específicas para profissionais e convidados, um vídeo promocional, jogos interactivos e uma brochura com os símbolos e os produtos gastronómicos de excelência são algumas das iniciativas desenvolvidas naquele espaço do Turismo de Portugal.

O peixe é a “estrela” nas várias apresentações do programa Prove Portugal, que assenta também em símbolos como a cataplana, o pastel de nata, o vinho do Porto, o azeite, os queijos e os próprios chefs portugueses.

Para ajudar na promoção da gastronomia nacional na “city”, o Turismo de Portugal e o coordenador do programa Prove Portugal, José Bento dos Santos, decidiram associar o chef Nuno Mendes, que está radicado em Londres e conseguiu recentemente para o seu restaurante, “Viajante”, o título “the best new restaurant in London”, atribuído pela edição 2011 do reputado guia “Harden's restaurant”, e o chef Álvaro Costa, da Pousada do Freixo, no Porto, que colaborará nas acções de degustação dirigidas aos profissionais presentes na feira.

​O Programa Prove Portugal, lançado pelo Ministério da Economia, da Inovação e do ​Desenvolvimento, através do Turismo de Portugal, pretende contribuir para que a gastronomia e os vinhos portugueses venham a assumir um papel relevante no posicionamento de Portugal como destino turístico.

Pretende-se, deste modo, transformar a cozinha portuguesa e a cultura que lhe está associada num produto turístico complementar ao Sol e Mar, Golfe ou Náutica de Recreio.


  • 2010
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Prémio
  • WTM
  • Londres (Reino Unido)
  • Feira
  • Portugal
  • Promoção do destino
  • Distinção
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image