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Portugal supera Espanha no desempenho turístico

Notas de imprensa

20.10.2010

​​Portugal está a ter um desempenho turístico melhor do que Espanha, com as receitas a crescerem até Julho a um ritmo superior ao do país vizinho. Este comportamento deve-se a uma melhoria das acessibilidades aéreas, à diversificação de mercados e à promoção levada a cabo pelo Destino Portugal junto dos principais mercados emissores.​

Enquanto em Espanha as receitas turísticas cresceram 1,6% face ao mesmo período de 2009, Portugal registou um aumento muito superior - mais 8,4% - acrescentando 303,8 milhões de euros às receitas do ano passado. O que significa um maior contributo da actividade turística para a dinamização da economia e produção de riqueza nacional.

O aumento das receitas reflectiu-se também no saldo da balança turística (diferença entre receitas de turistas estrangeiros e despesas de portugueses em viagens ao estrangeiro). Apesar de Espanha ser o segundo maior destino turístico mundial, com seis vezes mais dormidas que Portugal, o saldo da balança turística portuguesa está a crescer, em valores absolutos, mais do que o da espanhola. Em Portugal aumentou 187,6 milhões de euros (mais 9,3% até Julho) e em Espanha cresceu 172,7 milhões de euros (mais 1,2%).

Entre os países que mais contribuíram para este resultado de Portugal estiveram o Brasil, Estados Unidos, Itália, Holanda, França e Espanha. No caso do Brasil, as fortes campanhas de promoção desenvolvidas pelo Turismo de Portugal, o aumento e frequência das ligações aéreas àquele país, aliadas a uma classe média em grande crescimento e à valorização do real, impulsionaram as receitas do mercado brasileiro em 66,6% nos primeiros sete meses de 2010.

Também as receitas dos Estados Unidos e da Itália cresceram na ordem dos dois dígitos: mais 30,3% e 13,1%, respectivamente. Nestes casos, a vinda de turistas foi potenciada pelo aumento da capacidade de transporte aéreo.

Em particular, os voos a partir de Itália para Portugal aumentaram em 14,1% o número de lugares disponíveis. O maior contributo para este crescimento veio dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. Nestes dois últimos, a companhia Ryanair abriu recentemente bases aéreas, proporcionando o lançamento ou reforço de ligações entre os dois países, a custos ainda mais acessíveis ao consumidor.

A forte promoção feita em 2009 junto do mercado espanhol – com a campanha “Descubre un Portugal Más Grande” - e o reconhecimento da qualidade da oferta turística portuguesa levaram a um aumento das dormidas d​os turistas espanhóis até Julho (mais 4,7%), resultando em mais 23,9 milhões de euros de receitas do que em 2009 (mais 4,5%).

Por outro lado, Portugal teve também um desempenho melhor do que Espanha na captação dos turistas espanhóis, o que demonstra a maior competitividade dos destinos turísticos nacionais. Até Julho, as dormidas de espanhóis em Portugal aumentaram 5,7%, ao passo que em Espanha esse desempenho foi inferior (as dormidas de turistas internos cresceram 3,6% face a igual período de 2009).

Esta evolução da actividade turística, aliada aos principais indicadores relativos aos primeiros oito meses de 2010 (aumento de 4,5% no número de hóspedes e de 2,1% do número de dormidas), consolida o desempenho positivo em curso desde o início do ano no turismo português e realça o crescente contributo do sector turístico para o desenvolvimento da economia nacional.


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