Cerca de meia centena de entidades portuguesas vão promover na EIBTM em Barcelona, junto de profissionais responsáveis pela organização internacional de congressos e reuniões, as capacidades de Portugal para acolher, organizar e realizar eventos.
De 30 de Novembro (próxima terça-feira) a 2 de Dezembro, as 42 empresas e os cinco convention bureaux/ Agências Regionais de Promoção Turística presentes no stand do Turismo de Portugal, vão poder contactar com milhares de profissionais de todo o mundo numa das mais importantes feiras internacionais de turismo de negócios.
A base operacional para os contactos entre os agentes nacionais e os compradores estrangeiros (hosted buyers) será o stand do Turismo de Portugal, recentemente premiado no World Travel Market (Londres) como o “Melhor para fazer negócios”.
Estão já agendadas cerca de centena e meia de entrevistas individuais ou em grupo com o Turismo de Portugal para informações e apresentações do Destino Portugal.
Nesta edição, Portugal patrocina o Hosted Buyers Portugal Lounge. No espaço, decorado com elementos da campanha internacional de turismo, será apresentado o filme promocional de Portugal e distribuída informação turística do País e das regiões aos 1600 a 1900 profissionais que frequentam diariamente o Hosted Buyers Portugal Lounge.
O stand, com mais de 500 metros quadrados, contará ainda na sua área de influência com actividades de animação promovidas por parceiros e dirigidas aos visitantes. Por exemplo, através da acção-jogo The Estoril Green QUIZ
(apoiada pelo Estoril Convention Bureau), o Centro de Congressos do Estoril vai sensibilizar os visitantes para uma atitude mais responsável e sustentável na organização de eventos.
Portugal consolidou-se em 2009 como um dos 20 destinos mundiais preferidos para a realização de eventos e Lisboa como o 8.º destino internacional de congressos.
Entre os estímulos recentes do Governo para desenvolver o Turismo de Negócios conta-se uma linha específica de apoio no Programa de Intervenção do Turismo, para criar ou requalificar centros de congressos de dimensão internacional, e o Fundo de Captação de Grandes Congressos Internacionais, que reforça a competitividade das regiões e dos convention bureaux para essa captação.
No ano passado, a EIBTM teve mais de oito mil visitantes, oriundos de 92 países, 80% dos quais vindos da Europa. Em 2009, o programa de Hosted Buyers (compradores convidados pela organização da Feira) envolveu mais de 3.700 profissionais.