O Turismo de Portugal viabilizou a realização em Portugal da exposição “Encompassing the Globe – Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII”, apresentada hoje no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
Esta exibição, patente de 15 de Julho até Outubro, incluirá mais de 200 obras de arte e passou já por Washington e Bruxelas, onde o elevado número de visitantes registado reflecte o interesse por esta mostra sem paralelo.
Durante a apresentação, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, anunciou que o Turismo de Portugal apoiará o evento com 1 milhão de euros e realçou as parcerias estabelecidas entre as entidades públicas do sector do Turismo e da Cultura.
A vinda a Lisboa desta exposição única permitirá que tanto os turistas como os cidadãos portugueses tomem contacto com a forma como o mundo retratou, naqueles séculos as marcas culturais, artísticas e civilizacionais que Portugal deixou em todo o mundo durante a época dos Descobrimentos.
Pela sua dimensão e pela artística, a exposição “Encompassing the Globe” consolida Portugal no roteiro internacional das grandes exposições temáticas.
Esta é uma mostra única e irrepetível, que concentra no mesmo espaço, à disposição de todo o público, dezenas de peças emblemáticas da influência cultural dos portugueses pelos quatro cantos do mundo.
Portugal, como precursor da globalização, levou a sua língua, a sua cultura e a sua civilização ao resto do mundo. Agora, volta a partilhá-los com quem visita o país, vistos pelos olhos do mundo, surpreendendo os turistas, acrescentando valor ao destino e contribuindo para a sua notoriedade.
Pretende-se que o turista estrangeiro leve de Lisboa uma ideia sólida sobre a influência cultural, técnica e artística que Portugal deixou pelo mundo, durante o período das Descobertas.
Para os portugueses será uma experiência única para conhecerem de perto um conjunto de peças, oriundas dos quatro cantos do mundo, que é provável que nunca mais voltem a estar reunidas no mesmo local.
A oferta cultural é estratégica, contribuindo para a qualificação do destino e para a atracção de turistas. Por isso, nos últimos anos, tem-se apostado na criação de uma aliança entre agentes do sector turístico e do sector cultural, para construir uma programação consistente que possa ser promovida e vendida junto dos mercados emissores.
Portugal, que figura no Top 20 dos destinos mundiais, tem no Turismo Cultural um dos principais produtos de aposta. Nos últimos anos, o património cultural e artístico do país ganhou visibilidade, figurando hoje nos roteiros internacionais de referência.