Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo de Portugal viabiliza novo museu "Casa das Histórias e Desenhos Paula Rego" Cascais

Notas de imprensa

17.09.2009

​​​​​​​​​​​​​​​​Cascais conta a partir de amanhã com um novo pólo de atracção turística internacional com a inauguração oficial da “Casa das Histórias e Desenhos Paula Rego”. Esta é mais uma das apostas do Turismo de Portugal na dinamização da oferta cultural de referência do País, que financiou integralmente, ao abrigo do Programa de Intervenções para a Qualificação do Turismo (PIQTUR), o investimento de 5,28 milhões de euros para a sua concretização.

Relevante iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, candidatada a um dos Programas de apoio financeiro do Turismo de Portugal, este equipamento é uma obra arquitectónica de referência e de autor, assinada pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura, que honra e dignifica ainda mais a obra de Paula Rego, que ganha assim um espaço de referência no país de origem da pintora, num museu moderno, construído de raiz e integrado na paisagem natural e urbana circundante

O edifício conta com 750 m2 de áreas de exposição permanente e temporária, um auditório com 195 lugares, livraria, bar, serviços de apoio (gabinetes de trabalhos, oficinas, depósito e áreas técnicas) e espaços para actividades ao ar livres destinadas a crianças. O espaço abre com uma colecção inicial de 121 obras, entre as quais entre as quais 16 quadros da autora, desenhos, gravuras e litografias. Conta também com obras do seu marido, Victor Willing, também artista e crítico de arte.

A Casa das Histórias e Desenhos Paula Rego enriquece a oferta cultural e turística de Cascais, proporcionando-lhe um acrescido motivo de atracção, integrado no circuito nacional e internacional dos museus de arte contemporânea, dado o reconhecimento internacional de Paula Rego. Este museu está localizado no centro histórico da vila, frente ao Parque Marechal Carmona, numa zona onde se encontram outros equipamentos turísticoculturais, como o Centro Cultural de Cascais, o Museu Condes de Castro Guimarães, a Cidadela, o Forte e Farol de Santa Marta e a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz.

Este investimento consolida a aliança estratégica estabelecida entre o Turismo de Portugal e as instituições culturais de referência do País, de que são exemplo o Centro Cultural de Belém, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu Colecção Berardo, a Fundação de Serralves, a Casa da Música ou o Teatro Nacional de São Carlos.

Além disso, destaca o papel do Turismo de Portugal enquanto parceiro de referência na dinamização da oferta cultural, artística e de animação do País, função patente no apoio a investimentos como o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (apoio de 2 milhões de euros) e a revitalização do
Promontório de Sagres (um investimento de 8 milhões de euros) ou a eventos como o “Festival ao Largo” (iniciativa do Teatro Nacional de São Carlos), “Verão na Casa” (organizado pela Casa da Música) a exposição internacional “Encompassing the Globe – Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII” (no Museu Nacional de Arte Antiga) ou o “CCB Fora de Si” (no Centro Cultural de Belém).

O Turismo de Portugal, no seguimento do seu trabalho de estímulo ao surgimento de novas ofertas culturais de referência é ainda responsável pelo financiamento do novo Museu dos Coches, a instalar num edifício por si só marcante por se tratar de uma obra de autor, assinada pelo arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, obra essa actualmente em curso, bem como pelo financiamento do restauro, também em curso, do edifício da Residência de Verão do Presidente da República, na cidadela de Cascais, onde ficará instalado o futuro Museu das Ordens Honoríficas Portuguesas.

  • 2009
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Museu
  • Cultura
  • Investimento
  • Financiamento
  • Municípios
  • Cascais
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image