Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Verbas comunitárias do Turismo modernizam e aumentam qualidade da hotelaria no Centro de Portugal

Notas de imprensa

27.07.2010

​​​A assinatura de 12 contratos de financiamento comunitário no âmbito do ​Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) marca uma nova etapa na melhoria da oferta turística do Centro do País.

Com este apoio, a região receberá nos próximos anos sete empreendimentos turísticos qualificados (a maioria com 4 e 5 estrelas). A oferta turística será reforçada ainda com quatro projectos de actividades de náutica e animação cultural e ambiental e será ainda criada uma plataforma tecnológica dirigida ao segmento eventos. No total, estes investimentos vão criar 186 postos de trabalho, metade dos quais qualificados.

Os contratos hoje assinados em Coimbra entre o Turismo de Portugal e os promotores - na presença do Ministro da Economia José António Vieira da Silva e do Secretário de Estado da Economia, Bernardo Trindade – envolvem um investimento total de 49,35 milhões de euros e um incentivo reembolsável de 31,67 milhões de euros, quer através do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro, quer através do Compete.

A quase totalidade destes projectos foi apoiada com 31,43 milhões de euros ao abrigo do PóloTurismo 2015”. Esta estratégia de eficiência colectiva permitiu consagrar o Turismo como Pólo de Competitividade e Tecnologia, ajustando assim as prioridades estratégicas do sector (contidas no Plano Estratégico Nacional do Turismo) às prioridades do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O facto de a generalidade dos projectos ora aprovados estar abrangido por essa Estratégia demonstra o acerto do reconhecimento do Turismo como Pólo de Competitividade.

Entre os projectos encontra-se um investimento de grande dimensão e qualidade, previsto para o concelho de Belmonte, que será o primeiro empreendimento 5 estrelas do Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela. O Aldeamento Turístico da Quinta da Bica terá a particularidade de receber um restaurante kosher, com cozinha exclusivamente judaica, que assim alarga a oferta turística sob esta temática num concelho onde a comunidade judaica tem uma presença centenária.

Estes incentivos permitirão ainda reforçar a oferta de qualidade no distrito de Coimbra, também com o surgimento do primeiro hotel de 5 estrelas no concelho de Cantanhede. Porto de Mós, São Pedro do Sul, Seia e Cadaval também verão aumentada a sua oferta de estabelecimentos de 4 estrelas.

O hotel rural Cooking and Nature, a instalar em Porto de Mós, terá um laboratório de gastronomia onde os hóspedes podem confeccionar as suas refeições e tomar contacto com os produtos da região. Em Seia será instalado um hotel com centro de negócios e no Cadaval nascerá o Hotel Rural Quinta do Castro com sala de conferências e health center.

Também com o apoio do QREN, o Hotel Monte Rio em São Pedro do Sul será remodelado, visando a reclassificação para 4 estrelas e, em Ovar a remodelação de uma albergaria dará origem ao AquaHotel, um hotel de 3 estrelas.

Em Mortágua e Penalva do Castelo, dois empreendimentos turísticos de elevada qualidade já existentes vão receber novos investimentos para criar equipamentos de suporte a actividades turísticas e de animação. O Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa (5 estrelas) será dotado de um centro de mergulho e vela, com escolas dedicadas a estas modalidades e zonas de animação. O Hotel Casa da Ínsua (5 estrelas) receberá um parque histórico museológico, resultante da recuperação de edifícios antigos e emblemáticos da quinta, como a azenha, o lagar de azeite ou a Fábrica do Gelo.

A riqueza histórica e patrimonial da região de Alcobaça será complementada com um investimento no EcoParque dos Monges, com a criação do parque de animação ambiental, de um centro de recursos e de uma estufa. Já em Coimbra, a Sociedade de Cerâmica Antiga da cidade será enriquecida com a adaptação de uma olaria a museu vivo de cerâmica.

Por fim, será também apoiado um projecto tecnológico da empresa Ambity, com sede em Ourém, dirigido à organização de congressos e grandes eventos, que permitirá dinamizar este negócio e a actividade turística envolvida.

Metade dos projectos no Centro tem origem em destinos emergentes: dois no Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela, dois no Oeste e dois no Pólo de Leiria-Fátima, representando 73,5% de todo o investimento previsto para a região Centro.

Os apoios foram concentrados nos projectos que, pela sua viabilidade, elevada qualidade e diferenciação, mais contribuem para atingir os objectivos do Plano Estratégico Nacional do Turismo em matéria de melhoria e qualificação da oferta turística em Portugal.

  • 2010
  • Turismo de Portugal
  • Nota de imprensa
  • Centro
  • Coimbra
  • Investimento
  • Incentivos
  • QREN
  • PENT
  • Qualificação
  • Portugal
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image