Na 4.ª edição das Best Tourism Villages by UN Tourism, a vila de Óbidos, Leiria, e, de Santa Cruz da Graciosa, Açores recebem prémio de melhores vilas do mundo 2024.
Esta iniciativa promovida pela ONU Turismo tem o objetivo de distinguir os melhores destinos rurais, a nível mundial. São territórios que se destacam por serem destinos de excelência, e, onde o Turismo é determinante, enquanto catalisador económico e social, para o desenvolvimento sustentável do território em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Válido por três anos, o selo Best Tourism Village, para além de valorizar o território rural e as suas comunidades, pretende dar visibilidade às regiões, aumentando o seu potencial turístico, enquanto as envolve numa plataforma de partilha de boas práticas e experiências a nível internacional.
As vencedoras foram anunciadas na cerimónia oficial Best Tourism Villages durante a 27.ª sessão da Assembleia Geral da ONU Turismo, no dia 14 de novembro em Cartagena das Índias, Colômbia. Ao longo das últimas três edições, a ONU Turismo recebeu quase 600 candidaturas de cerca de 100 países. Atualmente, a rede Best Tourism Village reúne 186 membros em todo o mundo, incluindo 129 reconhecidas como Melhores Aldeias de Turismo e 57 aldeias que participam do Programa de Upgrade. Em conjunto, representam 55 países de cinco regiões do mundo.
Portugal tem marcado presença nas várias edições através do reconhecimento das suas aldeias. Entre as premiadas estão Cumeada, Castelo Rodrigo, Castelo Novo, Ericeira, Manteigas, Sortelha e Vila da Madalena. Ferraria de São João e Vila de Frades, integradas no Upgrade Programme, um processo especialmente construído para as aldeias que revelaram elevado potencial para ser uma Best Tourism Village.
Os critérios base para participar nesta iniciativa são: baixa densidade populacional, com um máximo de 15.000 habitantes, estar situada num cenário com presença significativa de atividades tradicionais como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca, e partilhar valores e estilo de vida comunitários.