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Conselho Estratégico para a Promoção Turística define prioridades para 2025

Promoção do destino

21.01.2025

​​O Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT) reuniu a 15 de janeiro, no Funchal, para estabelecer as prioridades estratégicas do setor para 2025 a adotar na promoção do destino Portugal.​​

Na reunião presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, debateu-se sobre o melhor ano de sempre em termos de fluxos de turistas e receitas e a estratégia que deverá ser adotada na promoção do destino Portugal e dos destinos regionais.

Mantém-se como uma das prioridades estratégicas a seguir nos próximos anos o investimento em mercados que permitam um maior crescimento do valor e de redução da sazonalidade.

A estratégia de promoção turística de Portugal será ampliada para incluir mercados emergentes, tendo em vista fomentar o seu crescimento, dando particular ênfase aos Estados Unidos, o Canadá, o México, Argentina e a Austrália,

Consequentemente, a estratégia define também como prioridade o estabelecimento ou o reforço da presença do Turismo de Portugal em mercados como Estados Unidos e México, o Japão e a Coreia do Sul. Manter-se-á uma sólida presença e atividade nos mercados do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França, com foco no incremento das receitas e na redução da sazonalidade. 

A promoção externa passa também pela aposta e estímulo da oferta de produtos turísticos diferenciadores, destinados a segmentos mais exigentes, como Turismo Literário, Arte Contemporânea, Arquitetura, Surf, Gastronomia e Enoturismo; as quais devem ser estruturadas de forma a fortalecer a identidade regional e destacar os ativos específicos de cada destino.

Outro ponto central da estratégia é o compromisso com a sustentabilidade, quer ambiental, quer social. Captar turistas comprometidos com a pegada ecológica, reforçando a marca Portugal com iniciativas alinhadas às agendas de ESG (Environmental, Social, and Governance) é um dos objetivos. Esta abordagem também visa promover a internacionalização de empresas e marcas portuguesas, fortalecendo o papel do turismo como um vetor de coesão territorial e social.

Atendendo às prioridades definidas, o CEPT reafirma o objetivo de consolidar Portugal como um destino turístico de referência, promovendo o crescimento económico e a inclusão regional de forma sustentável.

O CEPT é uma estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos governos regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado através da Confederação do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção Turística.



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