O programa “Finanças para Todos - Empresas", promovido pela Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em parceria com o Turismo de Portugal, reabre as inscrições para empresas a 15 de setembro, no âmbito do alargamento da iniciativa a todo o território nacional. Na primeira fase de inscrições, em 2026, participaram 570 empresas e 2.800 trabalhadores.
Destinado a trabalhadores de empresas do setor privado com pelo menos 4 trabalhadores, sem limite máximo quanto ao número de colaboradores, o programa disponibiliza formação gratuita em literacia financeira. A formação aborda três áreas: orçamento familiar, serviços financeiros e segurança digital; crédito e prevenção de sobre-endividamento; e investimentos e planeamento da reforma.
A formação é desenvolvida pela Nova SBE, com financiamento da União Europeia, tem uma duração total de 10 horas, em horário laboral, e será realizada em formato presencial ou online. As formações presenciais decorrerão em 50 municípios, enquanto as empresas sediadas nos restantes municípios terão acesso a formação online.
O projeto iniciou a sua atividade em 55 municípios com menos de 100.000 habitantes e foi entretanto alargado a todo o território nacional, permitindo abranger empresas que não eram elegíveis na primeira fase.
Ao longo dos cinco anos de implementação, o programa prevê chegar a 6.000 empresas e cerca de 50.000 trabalhadores.
As empresas interessadas podem inscrever os seus trabalhadores a partir de 15 de setembro. O processo de inscrição decorre em duas etapas: numa primeira fase, o responsável pela empresa ou pela área de Recursos Humanos preenche o formulário de inscrição da empresa. Após a validação da inscrição, a equipa do programa envia à empresa o formulário de inscrição individual, que deverá ser partilhado com os respetivos trabalhadores. A inscrição de cada trabalhador é efetuada individualmente, após a validação da inscrição da empresa.
Mais informações e inscrições disponíveis em: www.financasparatodos.pt/empresas .