A Comissão Europeia adotou a 15 março 2021 o primeiro plano estratégico para o Horizonte Europa, o novo programa de investigação e inovação da UE no valor de 95,5 mil milhões de euros a preços correntes. O plano estratégico, uma novidade no âmbito do Horizonte Europa, define as orientações estratégicas para o direcionamento dos investimentos durante os primeiros quatro anos do programa. Assegura que as ações de investigação e inovação da UE contribuem para as prioridades da União, nomeadamente uma Europa verde e com impacto neutro no clima, uma Europa preparada para a era digital e uma economia ao serviço das pessoas.
O plano estratégico define quatro orientações estratégicas para os investimentos em investigação e inovação no âmbito do Horizonte Europa para os próximos quatro anos:
1. promover uma autonomia estratégica aberta, liderando o desenvolvimento de tecnologias, setores e cadeias de valor digitais, facilitadores e emergentes essenciais;
2. recuperar os ecossistemas e a biodiversidade europeus e gerir os recursos naturais de modo sustentável;
3. tornar a Europa a primeira economia circular, com impacto neutro no clima e sustentável apoiada pelas tecnologias digitais;
4. criar uma sociedade europeia mais resiliente, inclusiva e democrática.
A cooperação internacional está subjacente às quatro orientações, uma vez que é essencial para enfrentar muitos desafios mundiais.
Em Portugal, a coordenação e divulgação da estratégia de reforço da participação nacional no programa Horizonte Europa 2021-27 é feita através da Rede PERIN - Portugal in Europe Research and Innovation Network.
Neste âmbito a Comissão organiza o Webinar “How to prepare a successful proposal in Horizon Europe”, a ter lugar dia 24 março 2021.