De 24 a 28 de janeiro, Portugal marca presença na 44.ª edição da FITUR, em Madrid, com a maior participação de sempre. A participação nacional ocupa uma área de 880 m
2 e inclui as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPTS) e 116 empresas. Adjacente ao espaço ocupado pelo stand do Turismo de Portugal, existe pela primeira vez uma área de 400 m
2 onde diversas entidades nacionais, que não tendo como objetivo a venda direta, beneficiam da exposição agregadora gerada pela marca “Destino Portugal".
Apresentações, workshops, provas gastronómicas e de vinhos, bem como demonstrações de tradições portuguesas são algumas das atividades programadas para este certame, com o intuito de reforçar a componente empresarial e dinamizar a participação nacional, sobretudo durante o fim de semana.
Tudo isto vai acontecer num espaço concebido para transmitir aos visitantes do stand nacional na FITUR o bem-estar característico de Portugal enquanto destino turístico. É através de uma abordagem sofisticada e inovadora que Portugal reforça o posicionamento de um dos destinos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo.
A nova campanha do Turismo de Portugal “
Visit Portugal. It's not tourism. It's futourism" vai ser um dos destaques da presença nacional e vai ser apresentada juntamente com os 12 compromissos para o turista do futuro. Mais do que uma campanha é uma iniciativa que ambiciona mobilizar as pessoas e transformar as suas viagens em experiências autênticas e sustentáveis, por isso, capazes de gerar um impacte positivo nos territórios, no ambiente e nas comunidades.
Mercado espanhol regista crescimento em 2023De acordo com os principais indicadores de performance do mercado, entre janeiro e outubro de 2023, as dormidas dos turistas provenientes da Espanha em alojamentos turísticos em Portugal atingiram os 4,8 milhões de euros, tendo registado um crescimento de 7,9% face ao mesmo período de 2022, representando uma quota de mercado de 10%, sendo o 3.º mercado neste indicador, a seguir ao Reino Unido e Alemanha.
Por sua vez, os hóspedes superaram os 2 milhões, com um aumento de 9,8% e uma quota de mercado de 12,8%, sendo o 2.º mercado neste indicador, a seguir ao Reino Unido.
Em termos de receitas turísticas verificou-se um crescimento de 17,0%, com um total superior a 2,4 mil milhões de euros.