De 5 a 7 novembro 2024, Portugal participa na World Travel Market (WTM), a principal feira de turismo organizada no mercado britânico. A presença nacional, coordenada pelo Turismo de Portugal, ocupa um stand de 1010 m2, acolhendo um número recorde de 112 empresas e a representação das sete agências regionais de promoção turísticas do país.
O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, também marcam presença nos três dias do evento.
Um dos destaques da participação nacional é a nova campanha do Turismo de Portugal, “Portugal is Art”, que convida a explorar um país onde o quotidiano se eleva à condição de arte, e onde cada experiência revela uma dimensão cultural única. A campanha inclui um filme-conceito e seis versões mais curtas dedicadas a produtos turísticos específicos: enoturismo, turismo literário, gastronomia, bem-estar, surf e festivais de música.
Os vários filmes da campanha estarão em exibição no stand de Portugal, mostrando aos visitantes que o país é arte em diversas expressões e locais. A proposta é inspirar os visitantes a descobrir um destino onde cultura, tradição e contemporaneidade se unem de forma singular.
A campanha será promovida nas redes sociais, em Connected TV e em digital out-of-home no Reino Unido e outros mercados até ao final do ano.
Em 2023, o Reino Unido posicionou-se como o 1.º mercado turístico da procura externa para Portugal em termos de dormidas, com uma quota de 18,4%, o que corresponde a cerca de 9,9 milhões de dormidas. Em termos de hóspedes é o 2.º mercado, com uma quota de 12,9% que corresponde a 2,4 milhões de pessoas. O Reino Unido é também o mercado de maior receita turística para Portugal, com 3.835,1 milhões de euros, equivalente a uma quota de 15,3%.
Estima-se que, até 2027, as partidas internacionais do Reino Unido cresçam 5,8%/ano, e que os gastos dos turistas britânicos no estrangeiro deverão aumentar 7,8%/ano, números que reforçam a relevância deste mercado para Portugal.