O Turismo de Portugal marca presença na ITB Berlim, entre 4 e 6 de março de 2025, a principal feira de Turismo do mercado alemão e uma das mais importantes a nível mundial dedica esta sua edição exclusivamente a profissionais.
De Portugal, além das sete regiões turísticas (Porto e Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) seguiu uma representação de 86 empresas nacionais.
O Turismo de Portugal organiza a presença nacional neste evento, num stand de 830m2, para apresentar e divulgar a diversidade e excelência da oferta nacional, explorar oportunidades de cooperação entre mercados e promover o investimento no setor. Proporciona assim às empresas um contacto direto com o mercado, sobretudo, com os operadores turísticos desta região do centro da Europa (com destaque para alemães, austríacos e suíços) de modo a estimular oportunidades e concretização de negócios.
O mercado alemão tem um papel crucial no turismo português: é o segundo mercado emissor mais relevante em termos de dormidas para Portugal, sendo igualmente relevante em termos de receitas turísticas. Em 2024, a Alemanha foi o segundo maior mercado em termos de dormidas (11,3%) e o quarto em número de hóspedes (8,9%). Registou-se um aumento de 4,3% nas dormidas e de 6,6% nos hóspedes alemães em alojamentos turísticos portugueses, totalizando 6.338,7 mil dormidas e 1.729,9 mil hóspedes. As receitas turísticas provenientes da Alemanha cresceram 8,3% face a 2023, atingindo 3.120,6 milhões de euros, representando 11,3% do total.
As projeções conhecidas para o turismo emissor alemão são promissoras. Entre 2025 e 2028, espera-se um crescimento anual de 3,4% nas partidas internacionais da Alemanha, atingindo 141 milhões de partidas em 2028.