Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Projeto Sketch Tour Portugal distinguido nos Prémios CETT Alimara Barcelona

Prémios

24.03.2023

​​​​​​​É possível desenhar um país? O Turismo de Portugal achou que sim e criou o projeto Projeto Sketch Tour Portugal. ​Esta quinta feira, o júri dos Prémios CETT Alimara Barcelona reconheceu a iniciativa atribuindo-lhe o prémio Through Experiences.​​

A 38ª edição dos Prémios CETT Alimara Barcelona premiou os projetos que, no último ano, apresentaram uma visão mais inovadora nos domínios da experimentação, digitalização, sustentabilidade e investigação aplicada aos setores turístico, hoteleiro e gastronómico. Um destes prémios, atribuídos pelo CETT - centro universitário de referência do turismo, hotelaria e gastronomia da Universidade de Barcelona, reconheceu o projeto Sketch Tour Portugal, uma iniciativa do Turismo de Portugal em parceria com os Urban Sketchers Portugal, organização sem fins lucrativos que se dedica à divulgação de uma comunida​de global de artistas que desenham e ilustram locais.

O primeiro momento do Sketch Tour Portugal aconteceu já em 2018, tendo reunido 24 sketchers nacionais e internacionais em 7 tours, uma por cada região. Num segundo momento, designado por Sketch Tour Reload, realizaram-se mais 10 tours. Durante 1 ano, 20 sketchers nacionais e internacionais e 11 escritores de língua portuguesa viajaram pelo destino e produziram conteúdos para o projeto dedicado a temas atuais como a sustentabilidade e o slow tourism, mostrando como um destino pode ser vivido de diversas formas e através de diferentes olhares.
​​
Os principais resultados foram um livro, editado em várias línguas, uma exposição transmedia itinerante internacional, um site, uma biblioteca sonora e 11 webisodes. ​O Sketch Tour Portugal Reload foi um verdadeiro projeto de equipa, gerido por mais de 90 pessoas em diversos territórios e disciplinas, contribuindo para um produto final diverso e de grande qualidade que já motivou a sua inserção em programas escolares de Geografia, Arte e Língua Portuguesa do 9.º ao 12.º. O livro Sketchtour Portugal é um verdadeiro sucesso de vendas, tendo marcado presença em diversos certames literários relevantes como a Feira do Livro de São Paulo e o Festival Carnet de Voyages.

Esta iniciativa contribuiu para aumentar o valor artístico do desenho in loco, tendo os artistas tido uma experiência imersiva em lugares que, provavelmente, teriam passado despercebidos.​

  • Turismo de Portugal
  • Prémios e concursos
  • Barcelona (Espanha)
  • Artes
  • 2023
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image