O Turismo de Portugal foi distinguido com o prestigiado galardão de Anunciante do Ano nos Prémios M&P Criatividade. Para além desta distinção, as campanhas do Turismo de Portugal conquistaram ainda, em várias categorias, um total de 8 galardões: 5 Ouros, 2 Pratas e 1 Bronze. As campanhas distinguidas tiveram a criatividade da agência Dentsu Creative e destinam-se à promoção da gastronomia portuguesa (“Portugal, Unwritten Recipe") e ao estímulo à poupança de água durante a visita ao Algarve (“Save Water").
Estes prémios reconhecem a excelência e o impacto da promoção turística no panorama nacional da comunicação e do marketing, celebram a criatividade, a capacidade de inovação e a eficácia das campanhas do Turismo de Portugal na promoção do país enquanto destino turístico.
“The Case For Saving Water" foi a campanha mais premiada nos M&P Criatividade, obtendo 5 Ouros nas categorias: Guerrilha | Ação Especial, New Media, Comunicação B2C, OOH | Formato Especial e Sustentabilidade e Responsabilidade Social | Ação, bem como uma prata em Marketing Direto B2C. Com o mote “Poupe água, proteja o futuro", a iniciativa é parte integrante do movimento “Não é turismo. É Futurismo", visando transformar visitantes em "turistas conscientes". A campanha procurou impactar mais de 40.000 turistas no Aeroporto de Faro através de uma ativação na zona de recolha de bagagens, com o objetivo de incentivar a adoção das boas práticas hídricas durante a sua estadia e demonstrar que um turista consciente e responsável pode ter um impacto positivo na gestão dos recursos naturais. Esta campanha mobilizou visitantes, empresas e o Turismo do Algarve tendo contribuído para a efetiva poupança de água, que atingiu os 13% de redução no consumo no caso do turismo.
A campanha "Portugal, Unwritten Recipe" (Portugal, uma receita por escrever) obteve uma Prata na categoria Digital | Craft, e um Bronze em Digital | Filme. Esta campanha celebra a gastronomia como fator distintivo e de atratividade do destino, reflexo da história, tradição e cultura do país. “Unwritten recipes" demonstra a combinação única de ingredientes de Portugal enquanto destino turístico, convidando quem nos visita a explorar o país através de uma receita que combina ingredientes como a autenticidade, a criatividade, a sustentabilidade e a generosidade do povo português.
Além dos prémios M&P, o Turismo de Portugal e a campanha "The Case for Saving Water" conquistaram, este mês, dois prémios APPM (Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing), ouro na categoria "Sustentabilidade / Responsabilidade Ambiental / Campanha de Comunicação" e prata na categoria "Media / Outros Media". Os galardões da APPM distinguem as marcas pelo seu impacto e reconhecem o marketing como um motor de evolução para os negócios e a sociedade.
Os prémios arrecadados em duas das mais importantes competições nos domínios do Marketing e da Publicidade, sublinham a importância e a eficácia da estratégia de marketing e comunicação de Portugal enquanto destino turístico, e a relevância da utilização da criatividade para gerar impactos positivos no setor, no destino e na sociedade.