Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Turismo de Portugal procura boas práticas na gestão de pessoas no turismo

Recursos humanos

21.10.2026

​​​O Turismo de Portugal, enquanto parceiro do projeto europeu FuTour Alliance, convida as organizações do setor do turismo a identificar e partilhar boas práticas na gestão de pessoas, contribuindo para responder aos desafios da atração, desenvolvimento e retenção de talento. As candidaturas são até 2 de novembro. 

Cofinanciado pelo programa Erasmus+, o FuTour Alliance reúne parceiros do setor do turismo, instituições de ensino e entidades públicas de vários países europeus. O projeto visa responder às necessidades de competências decorrentes das transições digital e verde, através da atualização de perfis profissionais, do desenvolvimento de ações de formação de curta duração e de aprendizagem em contexto de trabalho, da promoção de parcerias e da elaboração de uma estratégia europeia de competências para o turismo, designada Destination Europe 2030.

Áreas de identificação de boas práticas

Nesta fase, o projeto procura iniciativas de gestão de pessoas, recentes ou já consolidadas, que se enquadrem numa das seguintes áreas:

_ Atração e retenção de talento;
_ Aprendizagem e desenvolvimento de competências;
_ Empregabilidade ao longo da vida;

_ Satisfação e bem-estar no trabalho.

O convite dirige-se a organizações de qualquer dimensão dos setores do alojamento, restauração e bebidas, agências de viagens e operadores turísticos, atrações turísticas e gestão de destinos.

Todas as candidaturas serão analisadas. As práticas que melhor correspondam aos objetivos do projeto serão selecionadas, sendo as respetivas organizações convidadas para uma entrevista.

Os exemplos portugueses selecionados integrarão um levantamento de boas práticas a nível europeu, juntamente com iniciativas de outros países, contribuindo para identificar soluções e referências para a gestão de pessoas no turismo.

Candidaturas​

As organizações interessadas podem apresentar as suas iniciativas até 2 de novembro de 2026, através do formulário de participação.

​

  • Gestão de RH
  • Gestão
  • Turismo
  • Boas práticas
  • Profissões
  • Competências
  • Emprego
  • Empresas
  • Europa
  • Portugal
  • Turismo de Portugal
  • Notícia
  • 2026
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image