A
Universidade do Algarve acolhe a edição de 2026, a decorrer nos dias
6 e 7 de novembro, na qual se reúne, pela terceira vez, a comunidade de literacia do oceano em Portugal.
A Conferência é uma organização conjunta da Ciência Viva e do Comité Nacional para a Década do Oceano e conta com o apoio institucional da Direção-Geral de Educação e da Direção-Geral de Política do Mar.
O programa inclui mesas-redondas e workshops para partilha de experiências e projetos sobre literacia do oceano em diferentes contextos.
// Temas em debate
- Educação
- Comunicação
- Cidadania e ativismo
- Economia azul sustentável
- Literacia azul em português
- Políticas públicas
- Sociedade
- Voz dos jovens
A literacia do oceano visa compreender a influência mútua entre o Homem e o Oceano, sensibilizando e incentivando todos os cidadãos e entidades organizadas a assumirem atitudes informadas e responsáveis relativamente aos seus recursos, promovendo ações que estimulem o envolvimento de todos na aprendizagem, no conhecimento e na proteção dos mares e oceanos.
A Ciência Viva é a Agência Nacional para a Cultura Científica, que se encontra implantada à escala nacional, composta por uma rede de 20 Centros de Ciência espalhados por todo o território, promovendo a cultura científica e tecnológica junto de investigadores e cidadãos, alunos e professores, jovens e adultos.
O Comité Nacional para a Década do Oceano tem como missão desenvolver e coordenar a ação de Portugal para a concretização dos objetivos da Década do Oceano, com uma visão particular para o Atlântico e intimamente relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, nomeadamente o ODS 14 – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.