Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

3.ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano - 6 e 7 nov 2026

Oceanos

07.11.2026

​​A Universidade do Algarve acolhe a edição de 2026, a decorrer nos dias 6 e 7 de novembro, na qual se reúne, pela terceira vez, a comunidade de literacia do oceano em Portugal.

A Conferência é uma organização conjunta da Ciência Viva e do Comité Nacional para a Década do Oceano e conta com o apoio institucional da Direção-Geral de Educação e da Direção-Geral de Política do Mar.

O programa inclui mesas-redondas e workshops para partilha de experiências e projetos sobre literacia do oceano em diferentes contextos.

// Temas em debate
  • Educação
  • Comunicação
  • Cidadania e ativismo
  • Economia azul sustentável
  • Literacia azul em português
  • Políticas públicas
  • Sociedade
  • Voz dos jovens
A literacia do oceano visa compreender a influência mútua entre o Homem e o Oceano, sensibilizando e incentivando todos os cidadãos e entidades organizadas a assumirem atitudes informadas e responsáveis relativamente aos seus recursos, promovendo ações que estimulem o envolvimento de todos na aprendizagem, no conhecimento e na proteção dos mares e oceanos.

A Ciência Viva é a Agência Nacional para a Cultura Científica, que se encontra implantada à escala nacional, composta por uma rede de 20 Centros de Ciência espalhados por todo o território, promovendo a cultura científica e tecnológica junto de investigadores e cidadãos, alunos e professores, jovens e adultos.

O Comité Nacional para a Década do Oceano tem como missão desenvolver e coordenar a ação de Portugal para a concretização dos objetivos da Década do Oceano, com uma visão particular para o Atlântico e intimamente relacionada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, nomeadamente o ODS 14 – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

  • Oceanos
  • Tecnologia
  • Economia do mar
  • Desenvolvimento sustentável
  • Investigação
  • Recurso natural
  • ODS
  • Ciência
  • Educação
  • Sustentabilidade
  • Cidadania
  • Ciência Viva
  • Universidade do Algarve
  • Conferência
  • Evento
  • 2026
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image