O Palácio Nacional de Sintra acolhe, no dia 24 outubro 2025, a Conferência “Natureza e Economia – Caminhos para a Sustentabilidade”, uma organização conjunta da Parques de Sintra – Monte da Lua e do ECO – Economia Online, que reúne decisores, gestores e académicos.
No ano em que se assinalam os 30 anos da Paisagem Cultural de Sintra como Património Mundial da UNESCO, este encontro visa promover o debate sobre medidas eficazes para garantir a sustentabilidade futura do Parque Natural de Sintra-Cascais.
Tendo em conta que o domínio da sustentabilidade abrange não só a vertente ambiental, mas também as dimensões económica, social e cultural, o desafio consiste em promover a conciliação entre a preservação dos ecossistemas e o desenvolvimento económico das comunidades e dos territórios.
Neste contexto, os temas em debate incluem a gestão equilibrada do património, a relação entre cultura e comunidade e o papel do turismo de valor acrescentado como motor de sustentabilidade.
O Turismo de Portugal marca com a participação da Vice-Presidente do Conselho Diretivo, Teresa Monteiro, no painel “Turismo de Valor Acrescentado: um pilar para a Sustentabilidade”, reforçando o papel estratégico da instituição na promoção de um modelo de desenvolvimento turístico que valoriza o território, as pessoas e o património natural e cultural de Portugal.