Promovido pelo
Turismo de Portugal, este webinar, realizado em língua inglesa e de participação gratuita mediante
inscrição prévia, constitui uma oportunidade para conhecer e debater as principais conclusões do
Estudo de Análise de Sentimento aos visitantes a Portugal. A sessão apresenta os resultados da 2.ª vaga de um estudo quantitativo online, desenvolvido em novembro e dezembro de 2025, que analisa as perceções, emoções e impressões associadas à
experiência de viagem em Portugal. A investigação incide sobre o período de viagens entre janeiro e dezembro de 2026 e assenta na auscultação de 6.680 viajantes, entre os 18 e os 64 anos, provenientes de dez mercados emissores estratégicos: EUA, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Canadá, Países Baixos, Brasil, Itália, Espanha e França.
Nas visitas a destinos do Sul da Europa, destaca-se que mais de metade dos visitantes planeia viagens com vários destinos, sendo a segurança, os preços acessíveis e a hospitalidade das populações locais os principais fatores na escolha. O clima também tem uma influência na mudança de comportamento de mais de 3 em cada 4 visitantes.
Nas intenções de viagem para Portugal, 32% planeia visitar o país na primavera de 2026, 3 em 4 viajantes pretendem realizar uma viagem de lazer, seguindo-se as visitas a familiares e amigos (11%) e as deslocações associadas a eventos (7%). De salientar que, 64% dos potenciais visitantes a Portugal já estiveram no país previamente.
O transporte aéreo domina o acesso a Portugal (81%), sendo que as viagens terrestres são mais comuns entre espanhóis (42%) e franceses (23%). O intervalo de despesa mais frequente situa-se entre 1.500€ e 2.000€.
O webinar, que se realiza a 9 fevereiro 2026, às 11h00, conta com os seguintes oradores:
_ Sérgio Guerreiro, Diretor Coordenador da Direção de Estratégia e Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal;
_ Konstantinos Triantafillis, General Manager da MINDHAUS;
_ Katerina Moschandreou, Senior Research Strategist da MINDHAUS.