A campanha do Turismo de Portugal Tempo de ser / Time to Be, lançada em junho 2021, dirige-se ao mercado internacional e, também, ao mercado interno. Visa estimular a procura e manter o destino no topo das preferências dos turistas, através da valorização dos ativos turísticos nacionais.
// Enquadramento
Inserida no Plano de ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, a campanha foca-se nos mercados que demonstram abertura para as viagens turísticas e que apresentam boas oportunidades para se atingirem os objetivos de crescimento do turismo em valor. Numa primeira fase nos mercados de proximidade, como o mercado interno e os mercados europeus (Espanha, Alemanha, Reino Unido, França e Países Baixos), abrangendo mais tarde os intercontinentais (EUA, Canadá, entre outros).
Tempo de Ser / Time To Be é uma campanha alinhada com a Estratégia Turismo 2027 e com o Plano Turismo +Sustentável 20-23, compromisso assumido pelo Turismo de Portugal de posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais sustentáveis, competitivos e seguros do mundo, através do planeamento e desenvolvimento sustentável das atividades turísticas, do ponto de vista económico, social e ambiental, em todo o território.
// Mensagem da campanha
Depois do movimento de esperança que o Turismo de Portugal protagonizou no início do confinamento, a mensagem agora é de confiança no recomeço da atividade turística.
O esforço coletivo dos últimos meses deu origem a bons resultados e as perspetivas são favoráveis. Esta campanha reforça o objetivo de que é chegado o momento de seguir em frente e voltar a liderar o caminho, é o momento de ser, de largar a pausa e carregar no play, relembrando o valor único e emocional de viajar.
A mensagem de confiança da campanha estende-se a toda a comunicação do Turismo de Portugal que, no âmbito do Plano de ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro, contempla ainda a reformulação do VisitPortugal, num reforço do ecossistema digital de promoção do destino.
// Estrutura da campanha
Transmitida em cinco filmes, cada um composto por um plano único reforçando a relação de intimidade com o destino, e numa alegoria a um país único e que invoca o desejo de experienciar e visitar Portugal, destacam-se alguns dos produtos turísticos com maior potencial de valorização, como é o Surf, o Enoturismo e a Gastronomia, o Sol e Mar, a Natureza, as Cidades, as Aldeias e o Património. Esta abordagem cumpre também o objetivo de estimular a procura em todo o território nacional, promovendo o negócio turístico no interior do país, que apresenta no atual contexto uma enorme atratividade, mas também, no litoral e nas cidades que foram particularmente afetadas no último ano.
// Tempo de saborear
// Tempo de surfar
// Tempo de inspirar
// Tempo de alcançar
// Tempo de andar