Quem Somos
Integrado no Ministério da Economia e do Mar, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional.
Responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agrega numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura.
Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes económicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa.
O Turismo de Portugal está presente nos mercados internacionais, promovendo o destino Portugal e apoiando os negócios das empresas. As Equipas do Turismo de Portugal atuam em 25 mercados emissores de turismo, considerados prioritários ou relevantes para a promoção turística externa, são responsáveis por atividades promocionais institucionais e por apoiar a internacionalização das empresas portuguesas nos mercados.
O Que Fazemos
Projetar Portugal, aumentando a notoriedade do destino nos mercados internacionais, em articulação com as Agências Regionais de Promoção Turística e recorrendo às Equipas do Turismo de Portugal localizadas nos mercados estratégicos, tem sido uma atuação constante, com vista a promover Portugal enquanto destino turístico para visitar, investir, viver, estudar e com capacidade para acolher grandes eventos nacionais e internacionais.
O apoio técnico e financeiro em turismo é uma das atribuições do Turismo de Portugal, independentemente da tipologia da atividade ou do estado de desenvolvimento do investimento.
Valorizar as profissões do turismo e
atrair talento: a qualificação dos recursos humanos é essencial para a consolidação da competitividade do turismo, razão pela qual o Turismo de Portugal, através da sua
rede de 12 Escolas, está comprometido em contribuir para a
sustentabilidade e qualidade do serviço prestado pelas empresas e agentes do setor, valorizando as profissões e promovendo o trabalho no turismo. Através da rede de 12 Escolas, o Turismo de Portugal contribui de forma decisiva para a produção de valor na qualificação dos recursos humanos, acompanhando as novas tendências e profissões estratégicas para o turismo, em articulação com o meio empresarial, sempre priorizando a excelência do Capital Humano e a promoção da inovação, respondendo às novas tendências e evolução do mercado.
As funções de controlo, inspeção e regulação da exploração e prática do jogo em Portugal são exercidas pela Comissão de Jogos e pelo Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ).