Procedimento concursal comum com vista ao recrutamento de trabalhador, com ou sem vínculo, nos termos do n.º 5 do artigo 30.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada em anexo à Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na redação em vigor, para ocupação de um posto de trabalho, na carreira e categoria de técnico superior do mapa de pessoal da Direção de Marketing e Mercados/Departamento de Marketing Territorial e Negócios do Turismo de Portugal, I.P., na modalidade de vínculo de emprego público, titulado por contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo incerto.
// Caracterização sumária do posto de trabalho
Exercício de funções inerentes à carreira e categoria de técnico superior, com grau de complexidade 3, tal como descrito no anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, e em conformidade com o mapa de pessoal aprovado, designadamente: Operacionalizar uma estratégia de comercialização da oferta de produtos turísticos específicos a disponibilizar nos canais de distribuição internacionais e impulsionar a internacionalização dos operadores nacionais; Dinamizar campanhas de venda de produtos no âmbito dos planos de marketing de produtos específicos nos mercados emissores junto de operadores internacionais; Analisar e propor parcerias com operadores em articulação com as Equipas de Turismo nos mercados externos; Planear, desenvolver e organizar ações que permitam a internacionalização de operadores portuguesas; Produzir relatórios, recolher e sistematizar dados, e, Definir e aplicar indicadores de desempenho.
// Nível habilitacional exigido
Em cumprimento da alínea a) do n.º 4 do artigo 33.º e artigo 86.º da LTFP e nos termos do mapa de pessoal do Turismo de Portugal, I.P. para 2024 para o cargo a prover, os candidatos devem ser titulares de Licenciatura em Economia, Gestão, Marketing, Turismo, Comunicação ou Engenharia, não existindo a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação e ou experiência profissional.
// Outros requisitos
Experiência profissional em trade marketing, estratégias de venda/campanhas de marketing de serviços, preferencialmente no setor; Conhecimento do setor do Turismo e da sua dinâmica organizacional e institucional bem como tendências e dinâmicas nacionais e internacionais; Capacidade de procurar informação e de utilizar ferramentas de pesquisa no domínio do turismo e do marketing; Conhecimentos aprofundados de informática, designadamente, na ótica do utilizador do Office (word, excel, power point); Domínio fluente da língua inglesa (falado e escrito); Disponibilidade para viajar. Será valorizado: conhecimentos e competências para a sustentabilidade e de processos contratuais na função pública.