Comité constituído com o objetivo de fazer do Turismo uma ferramenta de desenvolvimento e de cooperação económica, numa perspetiva de sustentabilidade.
O Comité de Turismo da OCDE, com sede em Paris, foi criado em 1948. Inclui um número restrito de países e é presidido, desde outubro de 2017, por Portugal, através do Turismo de Portugal. Este Comité analisa e monitoriza políticas e mudanças estruturais que afetam o desenvolvimento do turismo nacional e internacional.
O trabalho do Comité de Turismo da OCDE centra-se nas matérias económicas do turismo, reestruturação da indústria do setor, inovação, emprego e conta satélite do turismo, através da elaboração de estudos específicos, que possibilitam a análise do setor do turismo nos diferentes Estados-Membros, e o conhecimento dos efeitos económicos ambientais e sociais resultantes da aplicação das respetivas políticas.
A contribuição do Comité de Turismo para o benchmarking das políticas de turismo dos países da OCDE serve de suporte na formulação dessas mesmas políticas numa ótica de desenvolvimento sustentável e simultaneamente reforça a coerência com outras políticas.
Portugal é membro do Comité de Turismo da OCDE desde a sua origem, participando, através do Turismo de Portugal, nas suas reuniões, bem como noutras iniciativas, no contexto da sua atividade, presidindo atualmente ao Comité, pelo terceiro mandato consecutivo.
Na 105º sessão do Comité de Turismo, no dia 1 de abril de 2020, os Membros expressaram a necessidade urgente do Comité desenvolver esforços para responder à crise do setor de viagens e turismo provocada pela pandemia.
_ o ajuste ao atual Programa de Trabalho foi aprovado pelos Membros incluindo a criação de um novo output - Mitigating the Impact of COVID-19 on Tourism and Supporting Recovery (Mitigação do impacto do COVID-19 no turismo e apoio à recuperação) para apoiar a resposta política e as ações necessárias à recuperação do setor.
_ o Comité também colabora no desenvolvimento das
Key Policy Responses – um conjunto de recomendações sobre diversos tópicos e setores de forma a enfrentar a crise de saúde, económica e social.
A OCDE, atualmente com 38 Membros (Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia, Costa Rica, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República Eslovaca, Suécia, Suíça e Turquia), desenvolve um papel complementar a outras organizações intergovernamentais relativamente às matérias económicas do turismo, assumindo-se como Observatório das Administrações de Turismo dos países membros.
Em termos de estrutura, o Comité de Turismo está inserido no Centro de Empreendedorismo, PME e Desenvolvimento Local.