Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Relações internacionais

​​​​​​​​​A CPLP é o fórum multilateral privilegiado para o aprofundamento da cooperação entre os seus membros. Compreende uma população superior a 230 milhões de habitantes e tem uma área total de 10.742.000 km².

Criada em 17 de julho de 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) goza de personalidade jurídica e é dotada de autonomia financeira.

A organização tem como objetivos gerais:

- concertação político-diplomática entre seus estados membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional;
- a cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto, comunicação social e turismo;
- a materialização de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa.

Inicialmente a CPLP reunia 7 países; Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2002, Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da Comunidade e em 2014, a Guiné Equatorial tornou-se o nono membro de pleno direito.

Conta ainda com 17 membros Observadores associados: Geórgia, Namíbia, Turquia Japão, Hungria, República Checa, República Eslovaca, Uruguai, Grão-Ducado de Luxemburgo, Principado de Andorra, Reino Unido, Argentina, Chile, França, Itália, Sérvia, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Atualmente, quem tem a presidência da CPLP é Cabo Verde (a anterior foi o Brasil e a seguir será Angola). O Secretário Executivo é português, Embaixador Francisco Ribeiro Telles

Turismo na CPLP

Em junho de 1998, o Turismo começou a fazer parte das reuniões Ministeriais Setoriais tendo sido institucionalizadas as Reuniões Ministeriais com periodicidade bianual. As Reuniões Ministeriais Sectoriais são constituídas pelos ministros e secretários de Estado dos diferentes sectores governamentais de todos os Estados-membros. Compete às Reuniões Ministeriais coordenar, ao nível ministerial ou equivalente, as ações de concertação e cooperação nos respetivos sectores governamentais. 

A I Conferência de Ministros de Turismo da CPLP teve lugar em Lisboa, em junho de 1998. Após uma interrupção de 6 anos, as reuniões foram retomadas em 2004, por iniciativa de Portugal, através da realização em Lisboa da II Conferência dos Ministros de Turismo, que aprovou um Plano de Cooperação. A partir desta data, as Conferências têm vindo a realizar-se anualmente ou de dois em dois anos. 
A III Conferência teve lugar em Luanda, em 2005 e a IV Conferência em Lisboa, em 2007. 
A V Conferência de Ministros de Turismo da CPLP realizou-se na Guiné-Bissau, em agosto de 2008. A pedido da Guiné-Bissau, Portugal esteve envolvido na organização deste evento através de apoio técnico e logístico. Ficou acordado que as Conferências de Ministros de Turismo se realizariam de dois em dois anos e foi criada uma Comissão Técnica, constituída pelos Pontos Focais do Turismo dos Países Membros, e responsável pelo acompanhamento e desenvolvimento das iniciativas no âmbito do Plano de Ação. 
A VI Reunião de Ministros de Turismo da CPLP teve lugar em São Paulo a 25 de maio de 2010. Na reunião foi assinada a Declaração de São Paulo e o Regimento Interno da Reunião de Ministros de Turismo da CPLP. 
A VII Reunião de Ministros de Turismo da CPLP realizou-se em Moçambique em março de 2013. Foram aprovados 3 documentos, a Declaração de Maputo, o Regimento Interno da Reunião de Ministros de Turismo da CPLP e um Plano de Ação 2013-2014. 
A VIII Reunião de Ministros de Turismo da CPLP realizou-se em Díli, Timor-Leste em julho de 2015.  Paralelamente a esta reunião, realizou-se uma Feira de Turismo, no Centro de Convenções de Díli. Na reunião foi assinada a Declaração de Dili e foi aprovado o Plano de Ação de 2015-2017. 
A XIX Reunião de Ministros de Turismo da CPLP realizou-se em junho de 2017 no Brasil (Foz do Iguaçu) numa parceria com o Festival das Cataratas (3º maior feira do Brasil).  A agenda de trabalho, teve como principal foco, o debate em torno do Plano Estratégico de Cooperação de Turismo na CPLP. Na reunião foram assinados os seguintes documentos:​

_ Declaração da Foz do Iguaçu.
_ Ata da V Reunião de Pontos Focais de Turismo.
_ Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP (PECTUR-CPLP) – 2016-2026

Nos dias 14 e 15 de novembro de 2019,  realizou-se em Cabo Verde, na ilha do Fogo, a X reunião de Ministros de Turismo da CPLP cujo tema foi “Fatores promotores do Turismo no Espaço da CPLP; Mobilidade/Livre Circulação/ facilitação de Vistos/Conetividade”.

A próxima reunião será realizada em Angola em data a determinar.

  • Cooperação
  • Cooperação multilateral
  • Política externa
  • Assuntos institucionais
  • Turismo de Portugal
  • CPLP
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image