Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Unidade de Turismo da Comissão Europeia

Relações internacionais

​​​A Unidade de Turismo da Comissão Europeia tem como objetivo desenvolver o diálogo e a parceria com os Organismos Nacionais de Turismo dos Estados-Membros da UE, bem como com representantes do setor a nível da União Europeia. Tem ainda o papel de coordenar as políticas europeias com incidência no Turismo.​​​​

Integrada na DG Growth -  Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e Pequenas e Médias Empresas, a Unidade de Turismo da Comissão Europeia é uma das 44 unidades que compõem esta Direção Geral. Tem como objetivo desenvolver o diálogo e a parceria Organismos Nacionais de Turismo dos Estados-Membros da UE, assim como com representantes do setor a nível UE. Tem ainda o papel de coordenar as políticas europeias com incidência no Turismo.

Embora desde o Tratado de Lisboa (2007) o turismo disponha de uma base jurídica específica, não beneficia de uma linha de financiamento autónoma no quadro financeiro atual, objetivo pelo qual a Unidade de Turismo tem vindo a batalhar no seio da Comissão, bem como alguns Estados Membros, nomeadamente Portugal.  

// Comité Consultivo de Turismo - TAC

O Comité Consultivo de Turismo (TAC – Tourism Advisory Committee) tem como papel facilitar a troca de informação, consulta e cooperação entre as Administrações Nacionais de Turismo dos Estados Membro e a Comissão Europeia. 
O TAC é composto por representantes das Administrações Nacionais de Turismo dos Estados Membros, que contribuem com informação sobre medidas de políticas de turismo desenvolvidas a nível nacional. O Comité reúne pelo menos duas vezes por ano, sendo a representação nacional assegurada pelo Turismo de Portugal.

Ações da Comissão Europeia

// Fórum Europeu de Turismo

Evento de alto-nível coorganizado anualmente pela Comissão Europeia e o país que detém a Presidência do Conselho da União Europeia no decorrer do segundo semestre de cada ano. O objetivo do Fórum é juntar os principais intervenientes do sector, a nível público e privado, para discussão e disseminação de melhores práticas relativamente a determinado tema de interesse para o Turismo.

// European Capital of Smart Tourism

A European Capital of Smart Tourism é uma iniciativa da Comissão Europeia, que atribuí prémios anualmente às cidades europeias (com mais de 100 000 habitantes) que mais se distinguem em quatro áreas: sustentabilidade, acessibilidade, digitalização assim como herança cultural e criatividade. A iniciativa teve até à data duas edições: em 2019 e 2020.

// EDEN (Destinos Europeus de Excelência)

Esta iniciativa da Comissão Europeia  tem como objetivo a promoção de modelos de turismo sustentável na União Europeia.
A inciativa EDEN tem por base concursos que têm lugar cada dois anos, abertos a todos os Estados-Membros. O tema da 9ª edição, em 2019, foi Turismo de Saúde e Bem-Estar.
 
// Observatório Virtual de Turismo

Ferramenta de informação desenvolvida pela Comissão Europeia. Regularmente são disponibilizados Estudos, Análises Estatísticas e Relatórios de interesse para o setor.

// Dia Europeu do Turismo

Evento organizado anualmente em Bruxelas que reúne cerca de 400 participantes, tendo por objetivo uma troca de informação e opiniões, abordando novos desafios e oportunidades para o turismo da UE, e partilha de boas práticas de transformação de desafios em oportunidades. Infelizmente, em 2019 e 2020, a Comissão Europeia não desenvolveu qualquer atividade neste dia temático.
  • Cooperação
  • Política externa
  • Assuntos institucionais
  • Turismo de Portugal
  • Comissão Europeia
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image