Desde 1967, o Dia Internacional da Alfabetização celebra-se a 8 de setembro de cada ano em todo o mundo, com o objetivo de lembrar ao público a importância da alfabetização como fator de dignidade e de direitos humanos, e também para cumprir desenvolvimentos para com a agenda de alfabetização para uma sociedade mais instruído e sustentável.
Apesar os objetivos já alcançados, os desafios persistem, e ainda há 763 milhões de jovens e adultos que precisam de conhecimentos básicos de leitura e escrita. Este ano, será celebrado sob o tema “Promover a educação multilingue: Literacia para a compreensão mútua e a paz”.
Há uma necessidade premente de aproveitar o potencial transformador da literacia para promover a compreensão mútua, a coesão social e a paz. No mundo de hoje, onde o multilinguismo é uma prática comum para muitos, capacitar as pessoas através da adopção de uma abordagem multilingue baseada na língua materna para o desenvolvimento da literacia e da educação é particularmente eficaz devido aos seus benefícios cognitivos, pedagógicos e socioeconómicos. Esta abordagem pode ajudar a promover a compreensão e o respeito mútuos, ao mesmo tempo que solidifica as identidades comunitárias e as histórias coletivas.
Este dia abordará questões relacionadas com a literacia em contextos multilingues para alcançar uma paz duradoura e explorar possíveis soluções para melhorar as políticas, os sistemas de aprendizagem ao longo da vida, a governação, os programas e as melhores práticas a nível mundial e será celebrado presencialmente e virtualmente a nível global, regional, nacional e local.
A celebração global terá lugar de 9 a 10 de setembro de 2024 em Yaoundé, nos Camarões. Inclui uma conferência híbrida global, a cerimónia dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO e eventos paralelos, como a reunião anual da Aliança Global para a Alfabetização no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida (GAL) e as reuniões da Investigação-Ação sobre Medição da Literacia e Educação Alternativa ( RAMAED) e a Rede Mundial de Cidades Aprendentes da UNESCO.