Este ano, o Dia Mundial do Ambiente tem como tema: acelerar o restauro da terra, a resiliência à seca e à desertificação.
O Reino da Arábia Saudita, como nação que enfrenta problemas relacionados com a degradação, a desertificação e a seca, está fortemente empenhado em encontrar soluções neste âmbito. A sua atuação tem um caráter nacional, mas também, regional através da Iniciativa Verde Saudita e da Iniciativa Verde do Médio Oriente.
Esta comemoração é muito importante, pois enfrentamos, já atualmente, crises como as alterações climáticas, a destruição da natureza e a perda de biodiversidade e, não menos importante, a poluição e o problema dos resíduos. Neste âmbito, o restauro da natureza é fundamental, como forma de permitir aumentar os meios de subsistência, reduzir a pobreza e aumentar a resiliência a condições climáticas extremas. Além disso, o restauro da natureza também promove o aumento do armazenamento de carbono e retarda as alterações climáticas. Sabe-se que as ações de restauro da natureza de pelo menos 15% da terra têm a capacidade de evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas.
No ano passado, grande parte do mundo sentiu os impactes, não só do calor, mas também das tempestades, inundações e seca. O resturo da natureza é, pois, fundamental no que diz respeito à Década das Nações Unidas para o restauro dos ecossistemas 2021-2030, que se constitui como um apelo para a proteção e a revitalização de ecossistemas em todo o mundo, fundamentais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ano de 2024 marca o 30.º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. Apesar dos desafios, ainda há esperança! Os países podem restaurar milhares de milhão de hectares.
Com este dia e, ao sediar a conferência das partes da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação de dezembro, no Reino da Arábia Saudita, visa-se impulsionar a ação global na direção do cumprimento das metas de restauro de grandes porções da Terra, capaz de efetivamente desacelerar as alterações climáticas, proteger a natureza e aumentar os meios de subsistência e a segurança alimentar de milhares de milhão de pessoas em todo o mundo.