O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março, numa data criada na 30.ª Conferência Geral da UNESCO, que teve lugar em Paris a 16 de novembro de 1999.
Este dia celebra uma das formas mais preciosas de expressão e identidade cultural e linguística da humanidade, praticada ao longo da história. Comemora também a livre criação de ideias através das palavras e da criatividade. Esta data destaca o poder da linguagem e do desenvolvimento das capacidades criativas de cada pessoa. A poesia contribui para a diversidade criativa e desenvolve a nossa perceção e compreensão do mundo.
A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.
Neste dia, realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais. A poesia é a base da tradição oral e, ao longo dos séculos, tem tido a capacidade de comunicar os valores mais íntimos das diversas culturas.
Em Moçambique, jovens dizem que a inspiração não esmoreceu perante circunstâncias como desastres naturais e outras questões que os afetam. Eles falam da arte da declamação como terapia e ferramenta didática.
Um dos principais objetivos do dia é apoiar a diversidade linguística por meio da expressão poética e oferecer aos idiomas ameaçados a oportunidade de serem ouvidos nas suas comunidades.