As taxas de fertilidade estão a cair a nível global, levantando preocupações sobre um possível "colapso populacional". No entanto, o relatório "Estado da População Mundial" de 2025, do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), revela que o verdadeiro problema é a falta de autonomia reprodutiva – muitos jovens não conseguem ter os filhos que desejam.
Este ano, o tema deste dia é: Capacitar os jovens para criarem as famílias que desejam num mundo justo e com esperança. O objetivo deste tema é garantir que os jovens tenham os direitos, os recursos e as oportunidades para planear o seu futuro.
Apesar de serem agentes de mudança, os jovens enfrentam desafios tais como insegurança económica, desigualdade de género, acesso limitado à saúde e educação, alterações climáticas ou conflitos. Um inquérito realizado pela UNFPA–YouGov, com mais de 14.000 participantes de 14 países, mostrou que a maioria dos jovens gostaria de ter mais filhos, mas enfrenta barreiras sociais, económicas ou de saúde.
Para responder eficazmente às tendências populacionais globais, é fundamental ouvir os jovens e responder às suas necessidades, oferecendo-lhes mais do que serviços: esperança, estabilidade e um futuro digno.