Pelo 5º ano consecutivo celebra-se o Dia Mundial da Segurança Alimentar (World Food Safety Day). Este dia tem como propósito inspirar ações que permitam prevenir, detetar e gerir riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança alimentar, a saúde, o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) são as entidades promotoras desta iniciativa. Normas Alimentares Salvam Vidas é tema do 5º Dia Mundial da Segurança Alimentar 2023.
A segurança alimentar é a ausência - ou níveis seguros e aceitáveis - de riscos nos alimentos que possam prejudicar a saúde dos consumidores. Os perigos transmitidos por alimentos podem ser de natureza microbiológica, química ou física e são muitas vezes invisíveis a olho nu. Bactérias, vírus ou resíduos de pesticidas são alguns exemplos.
A FAO explica como vários fatores globais afetam o abastecimento e a segurança alimentar e como a segurança alimentar deve ser priorizada à medida que os sistemas agroalimentares mudam com o tempo. A FAO visa ajudar os países a transformar os sistemas agroalimentares para que beneficiem as pessoas e o planeta e incentiva os formuladores de políticas e as partes interessadas a aumentar a produção sustentável e segura de alimentos.
Esta
publicação, World Food Safety Day, é um guia para todos.