O Dia Mundial da Vida Selvagem das Nações Unidas (WWD) é comemorado anualmente a3 março, com o objetivo de celebrar os animais e plantas selvagens. A celebração deste dia permite reconhecer os papéis únicos e as contribuições da vida selvagem para as pessoas e o planeta. O tema deste ano é "Conservação da Vida Selvagem e Finanças: Investir nas Pessoas e no Planeta".
// O que é o Dia Mundial da Vida Selvagem?
_ A 20 dezembro 2013, na 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), o dia 3 março foi declarado como o Dia Mundial da Vida Selvagem (WWD). Este dia é significativo por marcar a data da assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES), em 1973. A resolução da AGNU designou o Secretariado da CITES como facilitador da observância global deste dia especial dedicado à vida selvagem no calendário da ONU. Assim. o Dia Mundial da Vida Selvagem da ONU tornou-se, assim, o evento global anual dedicado à vida selvagem, sendo uma oportunidade para conectar as pessoas com o mundo natural e inspirar o aprendizado e a ação contínuos em prol dos animais e das plantas, além do próprio dia.
_ O Dia Mundial da Vida Selvagem 2025 serve como uma plataforma para a troca e exploração de soluções financeiras inovadoras para a conservação da vida selvagem. Será uma oportunidade para mostrar inovações financeiras, discutir os desafios enfrentados pela sociedade civil, governos, organizações e o setor privado, e as abordagens colaborativas necessárias para garantir o financiamento sustentável da biodiversidade.
// Comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem
_ Este ano, o Secretariado da CITES fez parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), WILDLABS, Jackson Wild (organizador da Exibição de Filmes do Dia Mundial da Vida Selvagem) e o Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (IFAW) (organizador do Concurso Internacional de Arte Jovem do Dia Mundial da Vida Selvagem), para organizar o evento de celebração das Nações Unidas de alto nível, que ocorre na segunda-feira, 3 março, no Palais des Nations, em Genebra, Suíça.
// Relevância da celebração da vida selvagem a biodiversidade e a escolha do tema para 2025
_ A vida selvagem e a biodiversidade são fundamentais para a sobrevivência humana, fornecendo recursos essenciais como alimentos, combustíveis, medicamentos e abrigo. Para garantir a preservação dos ecossistemas e das espécies para as futuras gerações, é crucial o esforço conjunto na conservação da natureza. Celebrar a vida selvagem significa reconhecer a sua importância para o planeta e apoiar as iniciativas que promovem a sua proteção.
_ Os ecossistemas naturais, desde as florestas até os recifes de corais, desempenham um papel vital na manutenção do equilíbrio ambiental e no sustento de milhões de pessoas. No entanto, com mais de um milhão de espécies ameaçadas de extinção e a crescente degradação ambiental, a perda de biodiversidade representa um grande risco para a estabilidade económica e social. A pesca, por exemplo, sustenta economias e comunidades inteiras, mas a sobreexploração compromete o seu futuro, aumentando o desemprego e incentivando práticas ilegais.
_ Apesar dos investimentos anuais na conservação da biodiversidade, os fundos disponíveis são insuficientes para travar a degradação ambiental. O Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal pretende mobilizar recursos e reformar subsídios prejudiciais até 2030. Para isso, surgem soluções financeiras inovadoras, como os swaps, Dívida por Natureza, e os Pagamentos pelos Serviços dos Ecossistemas, que convertem dívidas em fundos para conservação e incentivam a participação do setor privado na proteção da biodiversidade.