A 28 de julho celebra-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza, instituído pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98, de 29 de junho.
Este dia pretende alertar para a importância da conservação do património nacional natural, já que Portugal possui uma grande diversidade de paisagens, de património geológico, e de biodiversidade. Este património é essencial para o bem-estar do ser humano, para a mitigação da pobreza, para a prevenção de riscos e para a criação de economias eficientes. Além disso, constitui um fator diferenciador, valorizador e de afirmação da identidade portuguesa.
Esta comemoração foi escolhida por marcar a fundação da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a primeira e mais antiga associação de defesa do ambiente criada em Portugal, cuja atividade é de inquestionável mérito técnico e científico e de grande importância na conservação do património natural, da diversidade das espécies e dos ecossistemas. A LPN é, na verdade, a associação ambientalista mais antiga da Península Ibérica e foi impulsionadora da classificação de várias Áreas Protegidas portuguesas, incluindo o
Parque Natural da Arrábida, cujo aniversário se celebra também neste dia.