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Uma Estratégia para o Melhor Destino do Mundo

Estratégia de turismo

​​A Estratégia Turismo 2027 pretende posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos, inovadores e sustentáveis do mundo, uma referência na produção de bens e serviços para a atividade turística à escala mundial, um país onde se valoriza o trabalho e onde se investe no capital humano. Um destino para visitarinvestir, viver, estudar, investigar e criar empresas.

O objetivo é tornar Portugal líder do turismo do futuro, afirmando o destino como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental. 
Com a definição de linhas de atuação, operacionalizadas através de ações concretas orientadas para o curto/médio prazo, ambiciona-se um desenvolvimento turístico assente na conservação e na valorização do património natural e cultural do país, com uma procura disseminada por todo o território e ao longo de todo o ano.

Até 2027, as metas deste referencial estratégico visam um aumento das receitas turísticas para 26 milhões de euros e das dormidas para 80 milhões.
Para este fim, a atuação do Turismo de Portugal consubstancia-se em cinco eixos estratégicos:

VALORIZAR O TERRITÓRIO

Incrementar a fruição do património histórico-cultural, preservando a sua autenticidade, fomentar a reabilitação urbana, potenciar economicamente o património natural e rural, afirmar o turismo na economia do mar e estruturar a oferta turística, são alguns dos objetivos deste Eixo. 
São disso exemplos programas específicos de apoio à valorização e qualificação do destino como os Programas Valorizar e Revive, bem como Linhas de Apoio à Valorização Turística do Interior, ao Turismo Acessível e a Projetos Wi-Fi em Centros Históricos.

No âmbito da sustentabilidade, o Turismo de Portugal desenvolve, com parceiros nacionais e internacionais, um conjunto de medidas para o setor, tais como a Linha de Apoio à Sustentabilidade​ (financiamento para iniciativas que promovam a sustentabilidade social e ambiental no turismo), o programa de turismo inclusivo ALL for ALL, o Portuguese Waves (projeto de gestão sustentável das praias ‘surf spots’), o Portuguese Trails​ (valorização e sustentabilidade dos traçados âncora de Cycling & Walking das regiões turísticas), o Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo e outras parcerias com ONG’s para promover a sensibilização ambiental dos agentes do setor.

IMPULSIONAR A ECONOMIA

A competitividade das empresas, a simplificação, desburocratização e redução dos custos de contexto, a atração de investimento, a qualificação da oferta, o empreendedorismo e inovação são prioridades absolutas na estratégia para o futuro do turismo.
Neste sentido, são desencolvidos programas para fomentar uma cultura de empreendedorismo no setor, tais como o Programa Turismo 4.0 - Centro de Inovação do Turismo​​, o qual visa potenciar Portugal como hub global de inovação e desenvolvimento digital no turismo. 

O Turismo de Portugal, em nome próprio, ou em parceria com o ecossistema empreendedor, assegura programas de incubação de startups e de novas empresas que visem desenvolver ideias de negócio no turismo, sendo disso exemplo os  programas de aceleração Tourism Creative Factory e Open Kitchen Labs, desenvolvidos pela Rede de Escolas do Turismo de Portugal.

Posicionar Portugal como país de referência na produção de bens e serviços para a atividade turística, à escala mundial, e um hub internacional especializado para o turismo, são metas ambiciosas, mas exequíveis.

POTENCIAR O CONHECIMENTO

A valorização das profissões do turismo, a formação de recursos humanos, a capacitação de empresários e gestores, a difusão de conhecimento e informação e a afirmação de Portugal como smart destination são os objetivos deste Eixo.
A formação nas Escolas do Turismo de Portugal é um importante pilar de atuação. A qualificação dos recursos humanos é essencial para a consolidação da competitividade do turismo, razão pela qual o Turismo de Portugal tem estado a adaptar a oferta formativa, integrando as exigências e tendências do mercado, nomeadamente de soft skills e de comunicação.

As Escolas do Turismo de Portugal formam mais de três mil alunos por ano  e cerca de 3.800 profissionais desta atividade, visando um crescente prestígio das profissões turísticas. Até 2020, o Turismo de Portugal ambiciona que as 12 Escolas atinjam a capacidade máxima de formação (4.000 alunos) e uma empregabilidade média de 90%, estimulando, desta forma, a criação de mais emprego e mais qualificação no setor e reduzindo as assimetrias regionais. 

GERAR REDES E CONECTIVIDADE

As prioridades deste Eixo são o reforço de rotas aéreas, ao longo do ano, da mobilidade no território, o reforço do envolvimento da sociedade no processo de desenvolvimento turístico, do trabalho em rede e a promoção conjunta entre os vários setores.
​Para promover a competitividade e a diversificação de mercados surgiram, nos últimos anos, novas operações aéreas, alargadas a todo o ano, muitas ligadas a ovos destinos, tendo a capacidade aérea aumentado em quase dois milhões de lugares.

Com o objetivo de gerar nova procura e aumentar a atratividade, ao longo do ano, o Turismo de Portugal criou um Programa de Captação de Congressos Internacionais e Eventos Corporativos, através da plataforma www.meetingsinportugal.com, que agrega informação relevante sobre eventos em Portugal e a dinamização de um Fundo de Captação de Eventos e Congressos.

Ao nível dos produtos temáticos como o Surf, foi alargado o calendário de provas internacionais, tendo Portugal passado a ser o único país a receber todas as provas da World Surf League (WSL). 

No âmbito da cultura, o programa 365 Algarve divulga os eventos culturais entre outubro e maio, visa combater a sazonalidade nesta região. Encontra-se, também, disponível a plataforma Portuguese Music Festivals que agrega toda a oferta nacional de festivais de música.

O turismo religioso é outra das apostas do Turismo de Portugal, com vista a aumentar os fluxos, fora da época alta, e atrair turistas de mercados não tradicionais, dando a conhecer os recursos ligados às principais manifestações religiosas e promovendo roteiros associados à religião católica, judaica e islâmica, em Portugal.

No âmbito do turismo interno, em 2017 foram implementadas as campanhas “Ponha Portugal no Mapa​” e “Ponha Portugal no Seu Mapa”, as quais mobilizaram os portugueses a partilhar o melhor de Portugal e a tornarem-se agentes ativos na promoção do país. 

PROJETAR PORTUGAL

Este Eixo tem como prioridades de atuação aumentar a notoriedade do país nos mercados internacionais, através das equipas do Turismo de Portugal, promovendo um destino para visitar, investir, viver, estudar, realizar grandes eventos, posicionando o turismo como fator de competitividade e de desenvolvimento económico.
O Turismo de Portugal tem 21 Equipas de Turismo a atuar em 21 mercados emissores, considerados prioritários para a promoção turística externa, nos quais desenvolve a sua ação permanente de prospeção e implementação de ações próprias, ou em coordenação com as Agências Regionais de Promoção Turística.

Em 2017, com o objetivo de projetar a imagem de Portugal e aumentar a notoriedade nos mercados internacionais, foi lançada a campanha “Can’t Skip Portugal​”, exclusivamente em meios digitais, de 20 mercados estratégicos, tendo sido a campanha mais vista de sempre.

Can’t Skip Facts” é um spin-off da campanha internacional de turismo, dirigido a quem procura investir em Portugal, agregando os principais indicadores das várias regiões do país e mostrando porque são, cada vez mais, as empresas e os empreendedores que optam por Portugal.


O desafio do Turismo de Portugal passa, assim, por assegurar que o setor do turismo continua a ser um dos mais competitivos do mundo, sendo essa umas das metas da Estratégia Turismo 2027

Portugal é hoje um destino cada vez mais procurado. Os bons resultados dos últimos anos são prova de que, com um trabalho focado, articulado e conjunto com todos os agentes do setor - públicos e privados -, e objetivos claros, o turismo tem capacidade para ser uma atividade a desenvolver ao longo do ano, garantindo que a riqueza produzida se estenda a todo o país, estimulando a inovação e a digitalização em toda a cadeia de valor desta atividade tão relevante para a economia nacional.​
Estão reunidas as condições para termos mais e melhor turismo.​
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