Três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze foi o resultado da participação dos alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal em duas competições internacionais realizadas este mês de novembro. O ouro foi para Inês Claro, Augusto Pimentel Lobo e Rita Nunes Camacho, respetivamente das Escolas de Hotelaria e Turismo (EHT) de Lamego, Setúbal e Oeste.
A prata foi para Baltazar Santana, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e os dois bronzes foram para Lara Gomes e Dinis da Silva, respetivamente das EHT do Algarve e do Porto.
As seis medalhas foram conquistadas em duas competições, nomeadamente o concurso de Hotelaria e Turismo, dinamizados pela AEHT - Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo realizado em Riga, Letónia e a competição organizada pela EURHODIP - European Association of Hotel and Tourism Schools, em Túnis, Tunísia. Os dois campeonatos juntaram cerca de 500 alunos de 24 países da Europa, competindo em 17 modalidades que representam todas as áreas técnicas do Turismo, Hotelaria e Restauração.
São competições anuais que visam promover a excelência e a inovação nas áreas da hotelaria e do turismo e reúnem estudantes, professores e profissionais do setor para estimular o intercâmbio de conhecimentos e fomentar a colaboração entre instituições educativas e empresas do setor.
Estas distinções a nível europeu são um enorme orgulho para as Escolas do Turismo do Portugal e uma forte inspiração para outros alunos a atingirem o seu potencial máximo, reforçando a posição da instituição como uma referência no ensino de hotelaria e turismo em Portugal e na Europa.
Para Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, “a conquista destes prémios por seis alunos das Escolas do Turismo de Portugal em dois prestigiados concursos internacionais representa não apenas um motivo de orgulho, mas também um exemplo inspirador do talento e da dedicação que caracterizam a formação em turismo no nosso país. Estes reconhecimentos internacionais reforçam a importância de continuar a investir na qualificação de excelência, elevando o nome de Portugal no setor e motivando futuros profissionais a abraçarem esta área com ambição e paixão.”
A rede de Escolas do Turismo de Portugal tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais para o setor, aliando técnicas modernas a uma abordagem prática e inovadora. A participação em competições internacionais como o Concurso Interescolas ou campeonatos europeus, permite aos alunos experimentar o que de melhor se faz na área a nível nacional e internacional, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais e o networking com outros futuros profissionais.
Nos campeonatos de Riga (Letónia) e Túnis (Tunísia), a Rede de Escolas do Turismo de Portugal esteve representada com 17 alunos.
A lista completa dos medalhados portugueses, das respetivas competições e categorias:
// Medalhas de Ouro
_ Inês Claro / EHT Douro-Lamego | concurso de Restaurante, da AEHT;
_ Augusto Pimentel Lobo / EHT Setúbal | no concurso de F&B Management, da EURHODIP;
_ Rita Nunes Camacho / EHT do Oeste | concurso de Tourism Management, da EURHODIP.
// Medalha de Prata
_ Baltazar Santana / EHT de Portimão | concurso de Culinary Arts, da EURHODIP.
// Medalhas de Bronze
_ Lara Gomes / EHT do Algarve | concurso de Barista, da AEHT;
_ Dinis da Silva / Escola de Hotelaria e Turismo do Porto | concurso Decathlon, da AEHT