As campanhas do Turismo de Portugal, que têm na Gastronomia e na Cultura os temas centrais para destacar a diversidade, a autenticidade e o talento nacional, estão a somar importantes prémios em festivais internacionais. Do Cannes Corporate Media & TV Awards, em França, ao Terres Travel Festival, em Espanha, passando pelo ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que se realiza no Fundão, são vários os galardões arrecadados nas últimas semanas, com duas campanhas, “Portugal's Unwritten Recipe" e “Portugal is Art".
No Cannes Corporate Media & TV Awards 2025, o filme da campanha “Portugal's Unwritten Recipe" foi galardoado com o Golfinho de Ouro, enquanto o “Portugal is Art" foi distinguido com o Certificado de Finalista.
O Cannes Corporate Media & TV Awards é um dos mais prestigiados certames internacionais no universo do cinema corporativo e produção audiovisual, reconhecendo a excelência e a criatividade em filmes institucionais, documentários e conteúdos promocionais.
No Terres Travel Festival – Films & Creativity 2025, “Portugal's Unwritten Recipe" conquistou o 1º lugar na categoria de “Produtos de Turismo / Experiências Gastronómicas e Enoturismo".
O Terres Travel Festival é uma competição de prestígio internacional que premeia a criatividade e a excelência em filmes de turismo. O reconhecimento atribuído ao Turismo de Portugal sublinha o trabalho inovador e a crescente relevância do país na promoção do rico património cultural e turístico, destacando-se entre produções de todo o mundo.
Já no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, a campanha “Portugal's Unwritten Recipe" venceu duplamente. Arrecadou o grande prémio internacional do certame e, ao mesmo tempo, o grande prémio nacional.
O ART&TUR – International Tourism Film Festival é um evento de alcance global e uma etapa fundamental para os vídeos de turismo em todo o mundo. Como membro do Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo (CIFFT), o festival faz parte do Circuito CIFFT, a mais importante competição mundial de filmes de turismo.
Portugal's Unwritten Recipe
A campanha “Portugal's Unwritten Recipe" celebra a gastronomia portuguesa como um verdadeiro pilar cultural, conduzindo o público numa viagem pelos cinco sentidos e mostrando como a culinária local reflete a diversidade do território, a criatividade das suas gentes e o talento dos chefs. Esta iniciativa integra um plano alargado de internacionalização da gastronomia portuguesa e foi veiculada através de múltiplos canais digitais, incluindo Facebook, Instagram, YouTube, Online Vídeo e Connected TV, de modo a garantir a ampla visibilidade e a reforçar Portugal como destino de experiências únicas.
Já anteriormente, a campanha foi também reconhecida nos Prémios do Clube de Criativos de Portugal (CCP) 2025, na categoria Craft, nos New York Festivals TV & Film Awards 2025, onde foi distinguida com prata, e nos US International Awards 2025, na categoria “Tourism: Tourism Product".
Filme da Campanha: Portugal's Unwritten Recipe
Portugal is Art
Por sua vez, “Portugal is Art" destaca a riqueza cultural e artística do país ao sublinhar a criatividade e inovação presentes nos projetos portugueses. A produção destaca o posicionamento de Portugal como um destino inspirador, capaz de oferecer experiências culturais diferenciadoras.
Filme da Campanha: What is Art? Portugal is Art. - YouTube
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que "é com enorme orgulho que recebemos estas distinções internacionais. O reconhecimento em Cannes, no Terres Travel Festival e no ART&TUR legitima a estratégia do Turismo de Portugal em promover a gastronomia e a cultura nacionais como elementos centrais da experiência turística. Continuaremos a criar conteúdos que inspirem o mundo a descobrir Portugal e as suas tradições únicas."
Estas conquistas reforçam a imagem de Portugal como destino de excelência, inovador e culturalmente rico, reconhecido internacionalmente pela qualidade e criatividade das suas campanhas de promoção turística.
Ficha Técnica:
_ Portugal's Unwritten Recipe
Cliente: Turismo de Portugal
Produção: Casper Films
Realizador: Bruno Ferreira
Agência: Dentsu Creative
_ Portugal is Art
Cliente: Turismo de Portugal
Produção: Rocky Studio
Agência: Dentsu Creative