Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Crescer com equilíbrio, preservar a natureza e apostar na formação

Notas de imprensa

22.10.2024

Estratégia Turismo 2025-2035 – Sessão em Ponta Delgada

No futuro, os Açores pretendem um turismo que chegue a todas as ilhas, durante todo o ano, que cresça com equilíbrio e respeito pela natureza, uma vez que este é um dos grandes ativos turísticos açorianos. Importa continuar a crescer mais em valor do que em número de dormidas, sendo que atualmente a atividade cresce a dois dígitos (com um peso relevante do mercado norte americano) e tem um impacto transversal em todos os setores, em particular na agricultura e pescas. 

Esta foi uma das perspectivas que saíram da quarta sessão de discussão pública sobre a estratégia e o rumo para o futuro do turismo em Portugal na década 2025 – 2035, que teve lugar em Ponta Delgada. Uma sessão muito participada, onde, entre outras personalidades, marcaram presença Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Rosa Costa, Diretora Regional do Turismo, Pedro do Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal.

Os operadores privados também marcaram presença para responder à questão: “Como responder aos desafios do turismo?”. As respostas chegaram por Romão Braz, Presidente Executivo do Grupo Finançor, Cláudia Chaves, Presidente da Delegação da AHRESP nos Açores, Jorge Aguiar, Administrador Executivo da Bensaúde Turismo.

A cooperação entre setor público e privado foi também sublinhada como essencial para preparar o país para prosseguir uma estratégia de crescimento responsável. Nessa estratégia importa igualmente continuar a investir em novos mercados que tragam valor acrescentado e reforçar a dinâmica de oferta de diferentes produtos turísticos. A acessibilidade ao arquipélago e a mobilidade entre as ilhas foi também referida como determinante para o desígnio de turismo todo o ano em todas as ilhas.

Formar é essencial
Outra ideia forte que saiu desta conferência é a necessidade de apostar na formação. Sendo uma atividade de pessoas para pessoas e sendo a qualidade do acolhimento um dos fatores mais distintivos da nossa oferta turística, há que apostar na formação de profissionais que garantam qualidade e excelência.

Conferências regionais e sessões temáticas
O ciclo de conferências “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro” segue agora para a Madeira onde vai ter lugar mais uma sessão a 28 de outubro, no Funchal. Em novembro será a vez de Aveiro (11 de novembro) e Faro (25 de novembro) receberem este debate sobre a estratégia do turismo para a próxima década. 

Além destas conferências regionais também serão organizadas várias sessões temáticas, nomeadamente sobre “comunidades locais”, “lideranças”, “ambiente/cultura”, “mercados e internacionalização”, “tecnologia/digital” e “emprego e formação”.

Turismo de Portugal apela à participação de todos
Para que todos possam participar na construção da estratégia do turismo e fazer com que a mesma seja o mais abrangente possível, o Turismo de Portugal criou a página https://participa-et2035.turismodeportugal.pt/TP_Forms/Estrategia para que todos possam enviar sugestões e comentários.



  • Estratégia Turismo 2035
  • Açores
  • Turismo
  • Turismo de Portugal
  • Formação
  • Crescimento
  • Sustentabilidade
  • Nota de imprensa
  • 2024
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image