Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Portugal marca presença no maior evento de Turismo do mercado britânico com maior delegação de sempre

Notas de imprensa

08.11.2023

Portugal está a participar na WTM Londres, a principal feira de turismo organizada no mercado britânico, com a maior delegação de sempre. A participação nacional, coordenada pelo Turismo de Portugal, faz-se representar num stand que ocupa 1010 m2, a maior área de sempre, e com o número recorde de 108 empresas a participar. Estão também presentes as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT) do país.

Os três dias de evento contam com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade. 

O mercado britânico é o principal mercado emissor de turistas para Portugal e, em termos de dormidas é o primeiro, com uma quota de 18%. Em hóspedes ocupa a segunda posição, com uma quota de 13%. Comparando com 2019, de janeiro a agosto de 2023, o crescimento em dormidas foi 5% e de 9% em hóspedes, o que corresponde a 6,7 milhões de dormidas e 1,6 milhões de hóspedes. Em termos homólogos regista-se um crescimento das dormidas de 10% e de 12% dos hóspedes e de 17% nas receitas turística, que ascendem a 2.649 milhões de euros.

As perspetivas futuras são igualmente positivas e, até 2027, estima-se que as partidas internacionais do Reino Unido cresçam 5,8%/ano. Já os gastos dos turistas britânicos no estrangeiro deverão aumentar 7,8%/ano, números que reforçam a relevância deste mercado para Portugal. 

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca: “É extremamente pertinente apostar numa abordagem cujo objetivo é a atualização da percepção do destino Portugal junto deste mercado consolidado, atraindo segmentos mais exigentes, através de propostas e experiências turísticas mais diversificadas. A presença de Portugal na WTM visa assim fomentar o crescimento deste mercado em todas as regiões do país e, difundindo ativamente as propostas de valor de cada região, assegurar que os turistas britânicos viajam para Portugal ao longo de todo o ano.” 


  • Nota de imprensa
  • WTM
  • Feiras de turismo
  • Reino Unido
  • Londres (Reino Unido)
  • Portugal
  • Promoção do destino
  • Promoção turística
  • Turismo de Portugal
  • 2023
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image