Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal

Portugal e Japão à mesa: Turismo de Portugal promove jantares de autor em Osaka e Quioto

Gastronomia

16.10.2025

Nos dias 17 e 18 de outubro, o Turismo de Portugal promove um encontro culinário que celebra o diálogo entre Portugal e o Japão. Em Osaka, o restaurante P72 (Patina Osaka) acolhe os jantares “Two Chefs, One Sustainable Gastronomy", que reúnem os chefs João Oliveira e Antony Scholtmeyer.  

Os dois chefs apresentam menus de oito momentos, que exploram o conceito de sustentabilidade através do uso de ervas e microvegetais cultivados no próprio restaurante, produtos locais e cortes de carne de aproveitamento.  

No âmbito do projeto The Art of Tasting Portugal, o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver uma série de ações destinadas a promover internacionalmente a gastronomia portuguesa, um dos grandes ativos de Portugal enquanto destino turístico.  

Ainda no Japão, em setembro, Quioto acolheu uma ação que juntou o chef madeirense Octávio Freitas (Desarma) e o chef japonês Junichi Kurisu (Honke Tankuma), ambos distinguidos com uma Estrela Michelin. O jantar cruzou a vertente atlântica da Madeira com a da cozinha kaiseki, num menu harmonizado com vinhos portugueses.  

Também Tóquio e Osaka foram palco de diálogos culinários entre alguns dos mais reputados chefs portugueses, tais como Diogo Rocha (Mesa de Lemos, Viseu), Vítor Sobral (Tasca da Esquina, Lisboa), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio, Porto) e Henrique Sá Pessoa (Alma, Lisboa), Pedro Lemos (Pedro Lemos, Porto), Michele Marques (Mercearia do Gadanha, Estremoz), Vitor Matos (Antiqvvm, Porto) e nomes de referência da gastronomia japonesa. 

Já em Espanha, o Projeto TASCA – Restaurante Autêntico Português marcou presença na Gastronomika em San Sebastián, num dos congressos gastronómicos mais prestigiados do mundo, no Palácio Kursaal, no País Basco, em Espanha. Nesta, que foi uma iniciativa do Turismo de Portugal em parceria com a AHRESP, os chefs Catarina Nascimento (83 Gastrobar, Chaves), Rui Lima Santos (Deselegante, Santarém) e Vítor Sobral (Tasca da Esquina, Lisboa) deram voz a diferentes regiões do país, partilhando a sua visão da “tasca portuguesa" como um espaço de autenticidade, memória e inovação. 

“A gastronomia é um dos maiores ativos estratégicos do turismo português e um dos elementos mais autênticos da nossa identidade cultural. Ao promover estas ações, o Turismo de Portugal reforça a visibilidade internacional da cozinha nacional, bem como o diálogo entre culturas através da sustentabilidade, da criatividade e dos produtos locais.", refere Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal. 

Através de todas estas iniciativas, o Turismo de Portugal pretende reforçar o papel da gastronomia enquanto ativo estratégico fundamental para o turismo nacional. Alicerçado nos sabores, produtos distintivos, tradições culinárias, talento e criatividade dos Chefs, o potencial da gastronomia para a captação de novos mercados e públicos internacionais é enorme. ​

  • Gastronomia
  • Promoção do destino
  • Promoção turística
  • Japão
  • Portugal
  • Nota de imprensa
  • 2025
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image
  • social network icon image