No âmbito do Programa INTEGRAR para o Turismo, e após conclusão da componente letiva das primeiras turmas nas Escolas do Turismo de Portugal, teve início a fase de estágios em unidades hoteleiras e empresas turísticas de norte a sul do país. Estão atualmente em curso cerca de 150 estágios e, até final de agosto, terão início os restantes, num total de 498 oportunidades de integração profissional.
Em setembro iniciam a formação novas turmas, com os respetivos estágios previstos para dezembro, reforçando a dinâmica contínua deste programa que promove a inclusão, mas também o desenvolvimento e a atratividade do setor.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, afirma, “o Programa INTEGRAR traduz de forma concreta o compromisso do Turismo de Portugal com um setor mais inclusivo e impulsionador de oportunidades. O facto de os estágios decorrerem em toda a rede de Escolas do Turismo de Portugal, em articulação com unidades hoteleiras e empresas turísticas, demonstra a importância de investir na qualificação de pessoas com percursos diversos, mas com elevado potencial para contribuir para o futuro do setor.”
Sandra Alves, formanda da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), atualmente em estágio no Octant Hotels Lousã, refere que “a formação que recebi na Escola tem sido essencial para o meu desempenho em estágio. Os professores foram determinantes para adquirirmos as competências práticas e teóricas necessárias. Estou a estagiar no Octant Hotels Lousã, onde encontrei uma equipa de excelência e um verdadeiro espírito de entreajuda.”
Cláudia Regina Casemiro, natural de São Paulo, Brasil, formanda da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, (EHTVC) em estágio no Hotel Flôr de Sal – Grupo The Editory, destaca, “a formação foi muito completa e está a ser aplicada com facilidade no estágio. No Hotel Flôr de Sal, estou a viver a minha primeira experiência profissional em Portugal.”
Na ótica das entidades empregadoras, Márcia Coelho, Diretora-Geral do Octant Hotels Lousã, refere: “gostaríamos de agradecer à EHTC pelo rigor na formação e pela preparação de profissionais. É um orgulho contar com profissionais que elevam a cultura da inclusão e do respeito mútuo.” Por sua vez, Helena Oliveira, Diretora do Hotel Flôr de Sal – The Editory, acrescenta: “a Cláudia está a integrar-se bem, assimilando os procedimentos técnicos e comportamentais do grupo. Acolheríamos novamente estagiários deste programa.”
O Programa INTEGRAR visa promover a qualificação e empregabilidade de migrantes, através de formação especializada nas áreas do turismo, hotelaria e restauração. Os estágios têm a duração de um mês, com possibilidade de transição para contrato de trabalho. Trata-se de uma iniciativa em curso, com edições sucessivas já previstas, que reforça o papel do setor como motor de inclusão, inovação e desenvolvimento.