O Turismo de Portugal conquistou dois galardões, um de prata e outro de bronze, nos New York FestivalsTV & Film Awards 2025, um dos mais importantes da indústria audiovisual a nível mundial. O projeto “Portugal's Unwritten Recipe” foi distinguido com prata, enquanto “Portugal is Art” arrecadou o bronze, o que evidencia a excelência e o impacto da promoção do turismo e da cultura portuguesa no cenário global.
Estes dois prémios integram o Circuito CIFFT (International Committee of Tourism Film Festivals) e vão ser oficialmente anunciados durante a cerimónia Storytellers Gala, que se realiza no dia 22 de maio, às 18h00, em Nova York (23h00 de Portugal Continental).
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca que “é com enorme orgulho que vemos o trabalho de promoção de Portugal ser distinguido internacionalmente. Estes prémios refletem o valor cultural e emocional que procuramos transmitir sobre o nosso país junto dos mercados. O Turismo de Portugal continuará a apostar em narrativas autênticas que marquem quem nos vê e que impulsionem a descoberta do nosso país.”
A campanha "Portugal's Unwritten Recipe", é uma verdadeira viagem pelos cinco sentidos, que mostra como a nossa gastronomia carrega consigo a cultura e as tradições locais e reflete a diversidade do território, a criatividade das suas gentes e o talento dos seus chefs. . Enquadrada num plano mais alargado de internacionalização da gastronomia portuguesa como ativo turístico que diferencia o destino e que proporciona experiências turísticas únicas.
Por seu lado, “Portugal is Art” afirma que a arte se encontra em cada recanto e expressão de Portugal. Está presente nas paisagens, nos sabores da gastronomia, na força do mar, nos festivais de música, nas tradições que se mantêm vivas e na criatividade de artistas emergentes. Em cada detalhe, Portugal revela-se como uma galeria a céu aberto onde cada experiência, seja na natureza ou nos centros culturais urbanos, convida a descobrir a essência artística do país.
Ambas as campanhas foram veiculadas através de meios digitais, nos canais Facebook, Instagram, YouTube e Online Vídeo, incluindo o formato Connected TV, de modo a assegurar uma abordagem multicanal.