O Turismo de Portugal distinguiu hoje mais 33 empresas turísticas com o selo “Sustainability Engaged”, pelo seu compromisso com práticas de sustentabilidade. O evento teve lugar na BTL, no auditório AVK, e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Este reconhecimento é feito no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º (PET 360º), sendo que o selo “Sustainability Engaged” reflete o compromisso das empresas com práticas ambientalmente responsáveis, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).
Na sessão, para além do ponto de situação feito sobre a evolução do compromisso das empresas com a iniciativa PET 360o, foram também debatidos temas como a capacitação de líderes para um turismo mais sustentável, a sustentabilidade enquanto investimento e, por fim, o futuro do reporte ESG, destacando desafios e oportunidades na implementação de práticas sustentáveis.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “o PET 360º pretende o reconhecimento contínuo das empresas que se empenham no reforço da sustentabilidade da sua atividade. Esta é uma forma de sublinhar a importância da sustentabilidade como pilar essencial do desenvolvimento do turismo do futuro, mais responsável, e de consolidar o posicionamento de Portugal como um destino de referência no âmbito da sustentabilidade em todas as suas vertentes.”
O Programa Empresas Turismo 360º visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável. Este programa enquadra-se nos eixos estratégicos do Turismo de Portugal que têm como objetivo posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
Na BTL, no âmbito da qual decorreu esta sessão de distinção de empresas na área da sustentabilidade, o Turismo de Portugal promoveu ainda outras iniciativas, entre as quais uma instalação artística inspirada na campanha Portugal é Arte, que apresentou o país como uma verdadeira galeria a céu aberto. Além de reforçar o compromisso com o turismo responsável, industrial e ambiental, também organizou mais uma edição do programa Hosted Buyers, que reuniu operadores internacionais de mercados estratégicos com empresas nacionais, potenciando negócios e a internacionalização do destino Portugal.