O mural que Vhils acabou de inaugurar em Bruxelas é o mais recente exemplo do apoio que o Turismo de Portugal tem vindo a dar à arte e em particular à arte urbana, como forma de reforçar a visibilidade e a diferenciação do país.
O facto de Portugal ser um país com uma enorme diversidade histórica, cultural e artisticamente influente, onde a arte oferece viagens enriquecedoras e emocionais – desde as gravuras rupestres do Vale do Côa à arte moderna – permite que o turismo desempenhe um importante papel na afirmação e divulgação internacional da arte e dos artistas portugueses em estreita ligação com a oferta turística associada ao destino Portugal.
O trabalho do Vhils é um excelente exemplo da arte que a todos toca, expressando nas suas obras uma reflexão particular e irreverente sobre os lugares, as memórias, a história, ou a humanização, deixando uma marca indelével na cultura urbana em Portugal e a nível mundial.
O turismo cultural é uma das tendências que cada vez mais atrai viajantes de todo o mundo, em busca de experiências genuínas, locais, enriquecedoras e inspiradoras. Por isso, o Turismo de Portugal tem vindo a apostar e a apoiar diversas iniciativas artísticas, de que são exemplo: “
Murais da Liberdade”, “
Muro dos Oceanos”, “
Portugal Manual - Curated Cultural Experiences”, ”
SketchTour Portugal”,
Tours Literários Portugueses e “
Viagem a Portugal Revisited”, entre outras.
A arte urbana em Portugal tem-se destacado nos últimos anos enquanto expressão cultural vibrante e um poderoso motivo de atração turística. É uma forma de arte que combina audácia e criatividade e que tem estado a revitalizar a cena cultural em várias cidades portuguesas, tornando-as mais atrativas para os viajantes. Simultaneamente, artistas portugueses têm obtido reconhecimento internacional, com obras em várias cidades do mundo, como é o exemplo maior do Vhils, o que é um forte contributo para fazer crescer a reputação e o interesse de Portugal como destino turístico.
“This is Art” celebra as revoluções democráticas, nomeadamente o 25 de abril
“This is Art”, é a mais recente obra de Vhils e acaba de ser inaugurada no centro de Bruxelas. Retrata um rosto feminino que, nas palavras do artista, contempla o futuro da Europa e a sua diversidade, fruto de várias revoluções democráticas, incluindo a portuguesa revolução dos cravos.
Depois de Londres, Paris, Nova Iorque, São Paulo, Hong Kong e Orly, agora Bruxelas, a capital da Europa.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, destaca a importância da arte na promoção do turismo em Portugal e sublinha que “este projeto em particular eleva aspetos relevantes da identidade nacional, pelo que é um projeto que nos orgulha duplamente ter apoiado.”